RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: PAPEL DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Eneida Maria Chaves
  • Maria Odília Figue

Palavras-chave:

processo ensino-aprendizagem, relação professoraluno, papel da afetividade.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é avaliar os prováveis efeitos no processo ensino-aprendizagem da relação afetiva de uma alfabetizadora com seus alunos de 6-7 anos. Faz parte da pesquisa intitulada Contribuição do Curso Superior de Formação de Professores – CSFP – para a política de formação docente que pretendeu verificar até que ponto as professoras egressas do CSFP, realizado de 1997 a 1999, incorporaram à sua prática os princípios do curso: a relação teoriaprática, a prática do professor reflexivo e o tratamento inter e transdisciplinar dos conteúdos curriculares. Parte do pressuposto de que interações são construídas dentro de diferentes contextos socioculturais e que a afetividade interfere positivamente no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Inicialmente, são tecidas algumas considerações sobre princípios que fundamentam a relação professoraluno no ambiente escolar para, em seguida, examinar os efeitos do relacionamento afetivo entre a egressa do CSFP e seus alunos em processo de construção da leitura e da escrita.

Publicado

30/06/05

Edição

Seção

Artigos