REFLEXÕES SOBRE AS CRIANÇAS E A EDUCAÇÃO DE SEUS CORPOS NO ESPAÇO-TEMPO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
infância, Educação Infantil, educação escolar.Resumo
Neste texto, enfatizo práticas sociais que explicitam processos de socialização e institucionalização expressos no dia-a-dia de uma creche comunitária. Assinalo que o reconhecimento, a compreensão e a apropriação do que é experimentado cotidianamente pelos diferentes atores que partilham a educação infantil pode abrir caminho para uma reconstrução reflexiva das práticas escolares com crianças pequenas. Apresento, nesse sentido, uma análise que enfoca uma educação que atravessa os corpos dos sujeitos, instaurando significados que absorvem sentido em um contexto tanto escolar específico quanto cultural mais amplo. Busco, assim, dar visibilidade aos lugares, discursos e papéis sociais que marcam o corpo na escola, instituem relações e constituem os processos de formação humana.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.