MONITOR INCLUSIVO E O TRABALHO COM SURDOS NO ENSINO SUPERIOR:

ORIENTAÇÕES E PRÁTICAS

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Monitoria Inclusiva, Surdos

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o papel dos monitores inclusivos e as práticas relatadas na literatura científica sobre as atividades desenvolvidas por esses profissionais que podem favorecer o aprendizado dos estudantes surdos. Para tanto, este trabalho organiza-se na perspectiva de uma pesquisa exploratória (quanto ao objetivo) bibliográfica (no que se refere às fontes de pesquisa), com dados analisados em uma abordagem qualitativa. Os resultados indicam que o monitor inclusivo para surdos tem como função atuar junto ao professor da disciplina favorecendo o acesso ao conteúdo. Nas experiências relatadas, o trabalho teve como enfoque o acesso do surdo ao texto escrito, contudo, nesse processo, é necessário que esse monitor desenvolva a Língua Brasileira de Sinais para que a sua atuação deixe de ser dependente da mediação do Tradutor Intérprete de Libras.

Biografia do Autor

Egle Silva, Secretaria de Educação da Paraíba/ ECIT Cristiano Cartaxo

Mestra em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande, CCTA de Pombal, PB. Licenciada em Química pela UFCG- Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras- PB. Especialista em Química Tecnológica e Meio Ambiente pela FASP- Faculdade São Francisco da Paraíba, Cajazeiras- PB. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente participa do GEDOVA- Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem. Apresenta interesse pela linha de pesquisa sobre Objetos Virtuais de Aprendizagem, Prospecção Tecnológica e Biocombustíveis.

Erica Dantas , Universidade Federal de Campina Grande

Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Downloads

Publicado

17/08/23

Edição

Seção

Artigos