“MENINAS DE SINHÁ”: A REINVENÇÃO DA VIDA NAS TRAMAS DO DISCURSO MUSICAL

Autores

  • Thais Nogueira Gil
  • Rogério Cunha Campo

Palavras-chave:

Ações coletivas. Experiência estética. Mulher idosa.

Resumo

Este é um estudo qualitativo sobre um grupo musical conhecido como “Meninas de Sinhá”, formado por 34 mulheres negras, idosas, de classes populares, residentes no Alto Vera Cruz, uma comunidade na periferia de Belo Horizonte. O grupo se formou com o objetivo de reunir senhoras que usavam medicamentos antidepressivos para interromper a medicação e encontraram na música a alegria de viver. O repertório delas inclui cantigas de roda, versos e canções próprias e de domínio público. Procurou-se, neste trabalho, reconstituir a história desse grupo, considerando o discurso dos sujeitos envolvidos nesse processo. Para isso, foram realizadas observações, entrevistas semi-estruturadas com sete integrantes do grupo, diálogos com as demais, filmagens, gravações, visitas às casas das entrevistadas, aos ensaios e shows, entrevistas com pessoas que se relacionaram com o grupo. Assim, foi possível entender a trama do discurso musical, aqui entendida como o efeito de trançar uma rede de possibilidades, de construção de uma vida mais feliz por meio das trocas. As tramas desse discurso, com seus aspectos musicais e humanos, foram tecidas pelo grupo por meio da sua capacidade de significar e de costurar as contribuições daquelas que participam da história. O desenvolvimento do grupo se tornou evidente sob diferentes aspectos: pessoal, pois suas integrantes já não mais se sentem deprimidas; musical, pois no início cantavam apenas canções de domínio público, mas, atualmente, incluem composições próprias, o que tornou o grupo conhecido nacionalmente. Propõe-se ao grupo, ao final, o desafio de estar atento aos perigos da indústria cultural, uma vez que ele não pode perder a linha de sua trama inicial: promover a alegria e a saúde de suas integrantes por meio da música.

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Publicado

30/12/08

Edição

Seção

Artigos