FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS ATUAIS

Autores

  • Simone Grace de Paula

Palavras-chave:

Formação de professores. Professor reflexivo. Estratégias de formação. Diversidade cultural.

Resumo

Neste artigo, realiza-se uma inserção teórica sobre as perspectivas atuais de formação continuada de docentes. Inicialmente, apresenta-se o conceito de formação docente e, em seguida, distingue-se formação continuada e formação inicial. Explicita-se o surgimento do movimento em favor do ensino reflexivo e da prática reflexiva, que traduzem o esforço de vários teóricos na mudança da visão predominante do professor como técnico sem voz, sem formação adequada e submetido a um processo de proletarização, para uma visão deste como intelectual comprometido politicamente com a democratização do ensino e da sociedade. Sinaliza-se que mesmo no movimento existem diferentes enfoques sobre a forma como se consideram a reflexão, a pesquisa, o papel do professor e as estratégias utilizadas na concretização dessa formação. Faz-se, ainda, uma breve discussão sobre a formação para a diversidade cultural

Downloads

Publicado

30/06/09

Edição

Seção

Artigos