A pedagogia como saber

Autores

  • Antônio Pereira dos Santos

Palavras-chave:

prática pedagógica, estatuto epistemológico, artesianismo, sujeito imobilizado, política

Resumo

Este artigo visa formular a possibilidade de um estatuto epistemológico para a Pedagogia, apontando na prática pedagógica o concreto das relações sociais, buscando fundar um discurso no âmbito das teorias sobre a Educação. É um trabalho de investigação que procura resgatar, nos saberes, conhecimentos instrumentais e de fundamentação, para  escobrir se há uma Pedagogia sendo produzida hoje em uma perspectiva epistemológica, distante do cartesianismo e conhecedora de sua dimensão política. Considerando as condições de pensar a Pedagogia no seu estatuto científico,  busca-se averiguar o que se compreende por sujeito na ação cotidiana, para saber o que é um sujeito imobilizado. A  questão central é saber se a Pedagogia aponta para uma prática epistêmica e se, ao olhar para a sociedade, consegue  compreender sua responsabilidade política.

Biografia do Autor

Antônio Pereira dos Santos

Este artigo visa formular a possibilidade de um estatuto epistemológico para a Pedagogia, apontando na prática pedagógica o concreto das relações sociais, buscando fundar um discurso no âmbito das teorias sobre a Educação. É um trabalho de investigação que procura resgatar, nos saberes, conhecimentos instrumentais e de fundamentação, para descobrir se há uma Pedagogia sendo produzida hoje em uma perspectiva epistemológica, distante do cartesianismo e conhecedora de sua dimensão política. Considerando as condições de pensar a Pedagogia no seu estatuto científico, busca-se averiguar o que se compreende por sujeito na ação cotidiana, para saber o que é um sujeito imobilizado. A questão central é saber se a Pedagogia aponta para uma prática epistêmica e se, ao olhar para a sociedade, consegue compreender sua responsabilidade política.

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Publicado

22/12/22

Edição

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Artigos