AFORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORESDEADOLESCENTES: S ADOLESCENTES EXISTEM NA EJA?

Autores

  • Analise de Jesus da Silva

Palavras-chave:

formação de professores. Adolescentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Resumo

o objetivo com este texto é apresentar considerações discutindo as relações entre formadores, professores e adolescentes da formação inicial à prática na Educação Básica, em especial no trato com educandos entre os 14 e os 18 anos de idade, da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A primeira consideração que se destaca é a quase inexistência da abordagem das vivências dos adolescentes nas práticas dos formadores. A ausência de conteúdos que discutam esse momento do desenvolvimento humano revela uma negação da importância do estudo de suas vivências específicas. A segunda é a forte identificação entre a concepção de educação adotada pelos formadores e suas manifestações na prática pedagógica. registros de entrevistas a 36 formadores, 24 professores e 16 adolescentes são trazidos para o diálogo. os adolescentes estudamcom os professores, que estudaram com os formadores. As manifestações que aparecem, aqui, constituem a relação que os formadores estabelecem com os licenciandos, a concepção que os formadores têm de formação de professores e o grau de inserção dos formadores no processo da Educação Superior. Essas manifestações são, em grande medida, resultantes da concepção educacional adotada pelos formadores, da não exigência de formação didática e/ou de vivências com aquelas etapas educacionais pelos formadores, da inexistência de uma política de formação continuada e até mesmo de espaços pedagógicos e físicos que facilitem as práticas coletivas dos formadores. Constatou-se a escassez de bibliografia concernente a adolescentes, adolescentes pobres, formação inicial e continuada de formadores da Educação Superior, como, também, de bibliografia que trate da relação entre esses temas e entre os sujeitos envolvidos neles.

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