EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS DESAFIOS EM TORNO DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Autores

  • Natalino Neves da Silva

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA). direito à educação. rejuvenescimento da EJA.

Resumo

Este artigo resulta de algumas questões desenvolvidas em minha pesquisa de mestrado e tem como principal objetivo discutir o processo de escolarização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o seu rejuvenescimento ou juvenilização do ponto de vista do “direito” à educação. Para tal, buscou-se situar o sujeito educativo presente, hoje, na EJA, ou seja, as pessoas jovens e adultas que possuem lugares sociais, identitários, geracionais, de raça, de gênero, de deficiência e de orientação sexual diversos. Juventude e vida adulta na EJA apresentam especificidades e são marcadas pela diversidade. Portanto, o entendimento da escolarização da EJA para além do processo de transmissão de conteúdos consiste em um dos atuais desafios. Além disso, por se tratar de um fenômeno relativamente recente, o entendimento do rejuvenescimento ou “juvenilização” da EJA necessita ser mais bem compreendido pelos profissionais que atuam nessa modalidade de ensino, sobretudo no que se refere às questões do direito à educação e ao respeito à diversidade.

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Publicado

30/12/09

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Seção

Artigos