A experiência e o pensar

Autores

  • Antonio Pereira dos Santos

Palavras-chave:

acontecimentos, celular, sala de aula, poder, aluno, discurso, metáfora, desconhecimento, situação, atormentadora

Resumo

Registro sobre os acontecimentos que se dão na sala de aula. O que se passa em termos da produção e transmissão de conhecimentos? O tema do poder está
presente e pede novas abordagens e nova compreensão.

Aula por aula nenhuma parece está imersa no sentido da atualidade.

A ilusão do já sei é tamanha que o desprezo ao saber é cada vez mais volumoso. A ilusão do querer passar uma idéia de importância, transforma a sala de aula, em um palco do exercício do poder e da vaidade e o mais elementar dos discursos, torna-se indecifrável e misterioso para a sobrevivência cotidiana. O sujeito torna-se incapaz de tomar decisões, nos momentos de escolhas fundamentais. Não é o professor em si que o aluno busca descaracterizar, mas, o saber que vê nele representado, como o seu principal alvo. Desta forma, não se pode deixar de lado a sordidez que se manifesta em uma sala de aula, pois nunca as demonstrações de humildade surgem de forma natural e espontânea. Daí a pergunta: que é o colega como um ser humano?

A dúvida alonga-se de tal forma que a indecisão tomou conta. A metáfora da transparência não tem significação porque nenhum referencial concreto lhe serve de suporte. Por exemplo: de dentro de uma sala de aula,  pensar o significado de uma guerra não é um exercício dos mais agradáveis e salutares.

Assim, em um mundo repleto de informações pode haver uma tendência a confundir tudo e achar que tudo é a mesma coisa. De ouvidos cheios de variados ruídos pode-se esperar pouco, ou quase nada. Parar para ouvir já quase não acontece e parece que a tendência é este tipo de situação se tornar cada vez mais difícil e atormentadora. Para o professor, principalmente.

Downloads

Publicado

18/04/23

Edição

Seção

Artigos