Democratizando as relações pela conquista da cidadania: O trabalho da educação comunitária

Autores

  • Mônica Abranches Fernandes

Palavras-chave:

educação comunitária, aprendizado político, gestão participativa, esfera pública, educação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral discutir o conceito de educação comunitária e apresentar uma análise de como as suas diversas experiências restituem à escola o seu papel e função frente a comunidade, fazendo com que esta extrapole os limites frágeis do ensino e penetre no amplo campo da educação. A educação comunitária atua na escola formal e no espaço da educação não formal, tornando a ação educativa como o centro da elaboração coletiva de soluções para os problemas da comunidade e como dinamizadora de formas de organização que permitam a tomada de consciência e o direcionamento de objetivos comuns, ou seja, que permita à comunidade alcançar a sua autonomia. Experiências como esta permitem a participação da comunidade na política de educação e geram um aprendizado político que estes constroem e absorvem ao longo da implementação de ações comunitárias nas escolas e nas comunidades em seu entorno que, atualmente, precisam responder ao chamado para ocuparem e realizarem a tarefa de gerenciar as decisões públicas no âmbito da educação. Nesse sentido, resgatando os princípios da educação comunitária no que se refere ao envolvimento e a participação da comunidade na educação pública alguns condicionantes devem ser considerados: só participa quem está envolvido e só se envolve quem participa. A participação não deve ser uma meta, mas uma condição e, portanto, transforma-se em aprendizado via colaboração mútua, desafios a enfrentar, reflexão sobre necessidades e correlação de forças frente à interesses diversos.

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Publicado

18/04/23

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Artigos