Considerações sobre tecnologias de informação e comunicação, cotidiano e ensino

desafios ao trabalho docente

Autores

  • Eucídio Arruda

Palavras-chave:

educação e tecnologia, comunicação e educação, trabalho docente, prática pedagógica e tecnologia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo lançar discussões teóricas sobre a prática pedagógica do professor em uma sociedade permeada por dinâmicas transformações de caráter midiático. Pautamos por uma discussão que leve em consideração não só a dimensão do trabalho docente, mas também dos aspectos comunicacionais que envolvem as possíveis alterações na sua prática pedagógica em uma sociedade cuja dinâmica de desenvolvimento tecnológico é intensa.
Apesar do elevado número de trabalho publicados no campo da tecnologia e educação, percebemos lacunas teóricas no que diz respeito às alterações comunicacionais necessárias para o trabalho com novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) no cotidiano escolar.
A grande velocidade com que as TIC vem se apresentando no cotidiano das pessoas fazem com que a sua introdução na escola seja analisada de maneira cuidadosa, uma vez que as novas tecnologias destroem fronteiras espaço-temporais até então tidas como intransponíveis.
Um problema merecedor de grande destaque diz respeito à formação dos professores para ensinar em um mundo' de constantes transformações tecnológicas. Tal mundo significa para o professor uma transformação de mentalidades, que passa necessariamente pela transformação da própria organização escolar, uma vez que não podemos desvincular prática pedagógica de outras instâncias da escola.
Por último, discutimos de forma preliminar alguns desafios da educação na atualidade como as dificuldades da escola em lidar com o conhecimento estabelecido e com as constantes transformações do mundo mediatizado trazido pelo aluno no interior das instituições educacionais.

Downloads

Publicado

18/04/23

Edição

Seção

Artigos