O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS-TUTORAS DO CURSO LEITURA E ESCRITA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Mônica Correia Baptista
  • Alessandra Latalisa de Sá
  • Bárbara Poliana Rodrigues Torres Versieux
  • Rosalba Rita Lima

Palavras-chave:

educação infantil, ead, formação de professor, leitura e escrita, tutor

Resumo

Este relato de experiência busca identificar, ressignificar e refletir sobre as particularidades do trabalho docente virtual, os saberes necessários às professoras-tutoras de um curso a distância (PRETI, 2011), (BRASILEIRO, 2016) e a relevância dos registros para a formação docente e para a qualificação do trabalho desenvolvido. Destaca-se o portfólio, em sua perspectiva reflexiva, como instrumento pedagógico de formação docente que permite a reflexão na ação e sobre a ação, bem como o planejamento e avaliação das aprendizagens e do ensino (HERNÁNDEZ, 1988), (ALARCÃO, 2010). Nesse artigo, optou-se por realizar um levantamento da produção acadêmica sobre a temática e pela análise de amostras do trabalho realizado. As questões discutidas possibilitam novos olhares para a ação docente em cursos à distância. Tratou-se de um processo contínuo de formação por meio da própria experiência e da reflexão sobre ela (SCHON, 2000), (TARDIF, LESSARD, LAHAYA, 1991).

Biografia do Autor

Mônica Correia Baptista

Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Instituição: Faculdade de Educação - FaE/UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Leitura e Escrita na Primeira Infância – LEPI/ FaE/UFMG. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6645-0114

Alessandra Latalisa de Sá

Doutora e mestre em Educação pela UFMG. Professora Associada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC/MG. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Leitura e Escrita na Primeira Infância - LEPI/FaE/UFMG. Coordenadora da Educação Infantil da Escola Balão Vermelho (BH/MG) E-mail de contato: docalatalisa@gmail.com.

Bárbara Poliana Rodrigues Torres Versieux

Pedagoga pela UFMG. Professora da Educação Infantil da Rede Municipal de Santa Luzia e Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Leitura e Escrita na Primeira Infância - LEPI/FaE/UFMG.

Rosalba Rita Lima

Pós-graduada em Docência na Educação Infantil pela UFMG. Professora e Pedagoga da Educação Infantil da Rede Municipal de Contagem. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Leitura e Escrita na Primeira Infância - LEPI/FaE/UFMG.

Downloads

Publicado

17/08/23

Edição

Seção

Artigos