COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO SETOR EDUCACIONAL: ADOÇÃO E ACEITAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS.

Autores

  • Edgar José Pereira Dias Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Emilío Arruda Filho Universidade da Amazônia - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i2.1321

Palavras-chave:

Utilidade, Facilidade Percebida. Hedônico, Social.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre adoção e aceitação de produtos tecnológicos, por consumidores que decidem pelas características convergentes, nos diferentes equipamentos da atualidade à educação, baseado nos fatores utilitários e hedônicos e sociais. O objetivo deste artigo é analisar o comportamento dos usuários do “Smart Board”, para fins didáticos pelos professores de escolas públicas na região Norte, dado a falta de motivação, pouca prática tecnológica e percepção da utilidade com o produto. Para o desenvolvimento da pesquisa, apresentou-se um estudo exploratório utilizando-se o método de análise netnografica, tendo como fim análise do comportamento de usuários do dispositivo, através de suas discussões colocadas na web (blogs/fóruns), realizando análise de conteúdo de seus comentários. Com isto identifica-se as categorias de usuários para o produto e suas motivações, descrevendo que fatores melhor estimulam e garantem a disseminação desta forma de mídia, para utilização na educação dado a aceitação da tecnologia por um grupo de usuários.

Biografia do Autor

Edgar José Pereira Dias, Universidade da Amazônia - UNAMA

Edgar José Pereira Dias - Graduado emAdministração com Habilitação em Sistema de Informação (2006) pela Faculdade doPará, MBA em Gestão de Pessoas (2009) pela Faculdade do Pará e Mestrado emAdministração (2012) pela Universidade da Amazonia.

Emilío Arruda Filho, Universidade da Amazônia - UNAMA

Emilio JoséMontero Arruda Filhoobteve seu PhD em Marketing e E-commerce da Universidade de Bergamo, Itália (março de2009). É Professor Associadodos Cursos de Graduação em Negócios,Universidade da Amazônia (UNAMA),Brasil. Ele tem publicado nas áreas devalores de consumo hedônicos contra utilitáriaem telecomunicações móveis, incluindo artigos em International Journal of Technology Marketing, Jornal Internacional deGestão da Informação e JornalInternacional de Economia e Gestão de Rede. Em 2007 e 2008,ele foi pesquisador visitante doInstituto de Pesquisa de Telecomunicações e Marketing da Informação na Universidadede Rhode Island, Kingston- RI.

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Publicado

29/11/13

Edição

Seção

Artigos