Gestão da Mudança em Parques Naturais: Lidando com Stakeholders

Autores

  • Tania Tisser Beyda Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Marcos Cohen Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Jorge Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i1.1370

Palavras-chave:

Gestão da mudança, Stakeholders, Parques naturais, Conselho Consultivo, Colaboração

Resumo

Este caso de ensino aborda a dificuldade enfrentada por um órgão gestor de um parque natural municipal na cidade do Rio de Janeiro na implantação de mudanças operacionais, que provocam conflitos entre os diversos stakeholders e os responsáveis pela gestão. O caso visa: (1) desenvolver nos participantes a compreensão da complexidade do processo de gestão de mudanças organizacionais; (2) destacar aspectos comportamentais e posicionamento dos stakeholders perante mudanças e (3) desenvolver familiaridade na utilização de conceitos e metodologias de gestão da mudança organizacional e colaboração envolvendo questões ambientais. O caso se destina a alunos de Administração e Gestão Ambiental. Em termos metodológicos, apresenta-se uma síntese de propostas teóricas que servem como guia para que os alunos desenvolvam sua proposição de abordagem para a mudança em questão. Adicionalmente, são oferecidas aos instrutores alternativas para uso do caso e questões para discussão e análise do caso à luz das teorias sugeridas.

Biografia do Autor

Tania Tisser Beyda, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora por esta universidade e professora colaboradora em cursos de extensão.

Marcos Cohen, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor assistente do quadro principal do Departamento de Administração da PUC-Rio e pesquisador da área de estratégia.

Jorge Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor asociado do quadro principal do Departamento de Administração da PUC-Rio, pesquisador da área de estratégia e coordenador de pós-graduação deste departamento.

Downloads

Publicado

20/05/13

Edição

Seção

Artigos