ÉTICA E CÓDIGO BUSHIDÔ PARA UMA CONDUTA EMPREENDEDORA

Autores

  • Bruno Gomes Felisberto Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Melissa Watanabe PPGDS/UNESC
  • Miguelangelo Gianezini Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Rafael Rodrigo Mueller Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Gisele Silveira Coelho Lopes Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v16i2.2277

Palavras-chave:

Código de ética, Cultura organizacional, Japão, Bushidô, Ética empresarial.

Resumo

O ambiente cultural e social em que se vive molda os comportamentos e as atitudes da sociedade. Este comportamento também ocorre nas organizações, locus onde até recentemente, somente a maximização dos lucros era o princípio norteador. Todavia, existem exemplos históricos que contrariam este princípio. Com foco num destes exemplos, o objetivo deste estudo é apontar possibilidades de contribuição do código de ética bushidô, enquanto balizador da conduta empreendedora. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizada previamente uma pesquisa bibliográfica caracterizada por um estudo descritivo qualitativo, cujo método de análise dos dados foi uma pesquisa descritiva e propositiva. O resultado do trabalho evidencia um esforço contínuo de auxílio no rompimento de paradigmas relacionados à orientação empreendedora na administração de empresas, tendo como sustentação o exemplo japonês de aplicar o bushidô no âmbito empresarial e comportamental dos potenciais e atuais empreendedores.

Biografia do Autor

Bruno Gomes Felisberto, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Graduado em Administração pela UNESC

Melissa Watanabe, PPGDS/UNESC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1996), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Graduanda em Ciências econômicas pela UNISUL. Atualmente é professor pesquisador da Universidade do Extremo Sul Catarinense e pesquisador da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: bioenergia, agronegócio, uso da terra, recursos hídricos, estratégia e desenvolvimento regional.

Miguelangelo Gianezini, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Graduado em Administração, Doutor pela UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da UNESC.

Rafael Rodrigo Mueller, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Graduado em Administração, Doutor pela UFSC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da UNESC.

Gisele Silveira Coelho Lopes, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Graduada em Administração, Mestre pela UNIVALI. Professora do Curso de Administração da UNESC.

Downloads

Publicado

06/07/15

Edição

Seção

Artigos