Explorando a Relação entre Autoeficácia e Atitude Positiva face à Introdução de uma Nova Tecnologia

Autores

  • Miguel Mauricio Isoni Filho Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior (FAPPES)
  • Miguel Mauricio Isoni Mestrado Profissional – Gestão em Organizações Aprendentes (MPGOA) Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v15i2.2563

Palavras-chave:

Autoeficácia, Atitude, Sistemas integrados de gestão.

Resumo

O surgimento de novas tecnologias da informação e comunicação, como os sistemas integrados de gestão, tem influenciado não só o mundo empresarial, mas também as universidades.  Com base nisso, destaca-se que compreender os fatores que influenciam a decisão de um indivíduo em usar uma nova tecnologia vem se tornando um desafio na área de tecnologia da informação.  Em survey com 174 discentes de uma universidade federal brasileira, esta pesquisa desenvolve uma escala para associar autoeficácia e atitude positiva face à introdução do módulo de atividades acadêmicas de um sistema integrado de gestão. Entre os resultados, apresenta-se a estrutura fatorial dos construtos e discute-se a associação entre eles. As contribuições desta pesquisa são de natureza conceitual (aspectos cognitivos e atitudinais da interação pessoa-computador) e metodológica (mensuração de escala). Como contribuição gerencial, a universidade poderá elaborar programas voltados a promover eficiência no uso do SIGAA com maior possibilidade de adoção por parte de seus discentes.

Biografia do Autor

Miguel Mauricio Isoni Filho, Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior (FAPPES)

Professor da Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior (FAPPES).

Pesquisador do Grupo Tecnologia da Informação e Sociedade (GTIS/CNPq).

Miguel Mauricio Isoni, Mestrado Profissional – Gestão em Organizações Aprendentes (MPGOA) Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Professor e Vice-coordenador do Mestrado Profissional – Gestão em Organizações Aprendentes.

Pesquisador do Grupo Tecnologia da Informação e Sociedade (GTIS/CNPq).

Downloads

Publicado

28/11/14

Edição

Seção

Artigos