FATORES INFLUENCIADORES DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO: O CASO DE UM COMPLEXO INDUSTRIAL ALIMENTÍCIO BRASILEIRO

Autores

  • Diego Echevengua Borges Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maríndia Brachak dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Vanessa Almeida da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Carolina Serpa Fagundes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria
  • Maíra Nunes Piveta Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v17i4.3469

Palavras-chave:

Internacionalização, Fatores Influenciadores, Performance, Nível de Aspiração, Indústria Alimentícia

Resumo

A fim de expandir os negócios, muitas empresas tomam a destemida decisão de abrir mercado e internacionalizar as suas operações. Desta forma, o objetivo deste estudo consiste em analisar os fatores que potencializaram a decisão da empresa Germani Alimentos em atuar no mercado internacional. Ademais, o estudo dedica-se na descrição das especificidades macroambientais e institucionais que podem exercer influência na decisão de internacionalizar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas aplicadas junto aos gestores empresa, bem como a análise de dados secundários. Os resultados mostram que os incentivos governamentais para a exportação influenciaram a empresa a buscar a internacionalização como alternativa de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Diego Echevengua Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais

Maríndia Brachak dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração da Universidade de Santa Maria

Vanessa Almeida da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Maria Carolina Serpa Fagundes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria

Maíra Nunes Piveta, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

29/03/17