UM ESTUDO SOBRE OS VALORES ORGANIZACIONAIS EM EMPRESAS FILIADAS AO INSTITUTO ETHOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM CONFRONTO ENTRE VALORES AFIRMADOS E VALORES PERCEBIDOS

Autores

  • Roberto Patrus M. Pena Universidade FUMEC
  • Anna Flávia Saraiva Neves Fapemig
  • Andréia Joviano dos Santos Fapemig
  • Laila Macaron Fapemig

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v6i2.419

Palavras-chave:

valores organizacionais, responsabilidade social, ética nos negócios

Resumo

O tema deste artigo é o estudo dos valores organizacionais em duas empresas filiadas ao Instituto Ethos de Responsabilidade Social. Objetivou-se levantar a hierarquia desses valores e confrontá-los com os valores afirmados pelas empresas em seus documentos oficiais. O referencial teórico da pesquisa divide-se em duas abordagens: ética nos negócios e valores. Do ponto de vista metodológico, as técnicas de coleta de dados foram: análise documental, entrevistas semi-estruturadas e aplicação da escala de valores organizacionais, de Tamayo e Gondim (1996). Os dados quantitativos foram submetidos a tratamento estatístico, ao passo que os dados das entrevistas e dos documentos foram analisados pela metodologia proposta por Bardin (1979). Os resultados apontaram que os valores mais importantes para as empresas pesquisadas se relacionam com o fator eficiência e eficácia, o que corrobora pesquisa realizada por Mancini et al. (2003) em empresa tida como responsável do ponto de vista ambiental. O respeito ao servidor não é percebido nas empresas pesquisadas como um valor organizacional muito importante, como é de se esperar para empresas comprometidas com a ética nos negócios.

Biografia do Autor

Roberto Patrus M. Pena, Universidade FUMEC

Anna Flávia Saraiva Neves, Fapemig

Andréia Joviano dos Santos, Fapemig

Laila Macaron, Fapemig

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Publicado

31/12/05

Edição

Seção

Artigos