UM ESTUDO SOBRE OS VALORES ORGANIZACIONAIS EM EMPRESAS FILIADAS AO INSTITUTO ETHOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM CONFRONTO ENTRE VALORES AFIRMADOS E VALORES PERCEBIDOS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v6i2.419Palavras-chave:
valores organizacionais, responsabilidade social, ética nos negóciosResumo
O tema deste artigo é o estudo dos valores organizacionais em duas empresas filiadas ao Instituto Ethos de Responsabilidade Social. Objetivou-se levantar a hierarquia desses valores e confrontá-los com os valores afirmados pelas empresas em seus documentos oficiais. O referencial teórico da pesquisa divide-se em duas abordagens: ética nos negócios e valores. Do ponto de vista metodológico, as técnicas de coleta de dados foram: análise documental, entrevistas semi-estruturadas e aplicação da escala de valores organizacionais, de Tamayo e Gondim (1996). Os dados quantitativos foram submetidos a tratamento estatístico, ao passo que os dados das entrevistas e dos documentos foram analisados pela metodologia proposta por Bardin (1979). Os resultados apontaram que os valores mais importantes para as empresas pesquisadas se relacionam com o fator eficiência e eficácia, o que corrobora pesquisa realizada por Mancini et al. (2003) em empresa tida como responsável do ponto de vista ambiental. O respeito ao servidor não é percebido nas empresas pesquisadas como um valor organizacional muito importante, como é de se esperar para empresas comprometidas com a ética nos negócios.Downloads
Publicado
31/12/05
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Artigos
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