A INOVAÇÃO E O DESIGN ESTÉTICO NA GERAÇÃO DE CAPACIDADES DINÂMICAS: UM ESTUDO DE CASO BTOB

Autores

  • Carlos Alberto Gonçalves Universidade FUMEC
  • Euler Alves Brandão UFMG
  • Reynaldo Maia Muniz Universidad Complutense de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v9i2.458

Palavras-chave:

Inovação, Curva de Aprendizagem, Marketing estético

Resumo

Nesse artigo, analisou-se o fator inovação como intenção estratégica adotada por uma das maiores agências de propaganda do país, que vem se destacando em sua atividade, com índices de crescimento maiores que a média setorial nos últimos anos. A pesquisa se justifica pelo estudo de caso da agência, que promove e apoia empresas em setores altamente competitivos de varejo de eletroeletrônicos, artigos esportivos e indústria relojoeira. A interatividade da agência com as empresas clientes é orientada pela busca contínua dos fatores de inovação em sinergismo com o marketing do estético. O caso relata a combinação de forças motrizes BtoB em coevolução, acelerando a curva de aprendizagem dos parceiros, construindo capacidades dinâmicas no intento de gerar vantagens competitivas. Apresenta-se a constante busca de diferenciação para gerar valor aos clientes e maior participação nas fatias de mercado mediante forte compromissos de gestão na relação BtoB dos parceiros. Além disso, o estudo demonstrou que os três diferentes interessados: clientes, os funcionários e dirigentes se integram fortemente no processo de inovação promovendo os crescimentos conjuntos da agencia de propaganda e das empresas clientes.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade FUMEC

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Publicado

30/06/08

Edição

Seção

Artigos