INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NO SETOR TÊXTIL: FATOS E TENDÊNCIAS

Autores

  • ADILSON CALDEIRA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Amanda Mineiro Avanzi UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Jennifer Chai I Lin UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Juliana Silva dos Santos UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Raquel Bergamim Dota UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Thatyane Lima de Almeida UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v21i2.4990

Palavras-chave:

setor têxtil, inovação, competitividade, tipos de inovação, tendências

Resumo

Avanços tecnológicos e criatividade proporcionam inovação em diferentes setores do mercado. Na maioria deles a inovação é considerada como elemento determinante para a competitividade. É o caso do setor têxtil e de confecções. A partir de um referencial teórico sobre inovação e competitividade, este estudo descreve as características competitivas do setor e apresenta uma pesquisa qualitativa exploratória mediante entrevistas com profissionais para identificar inovações consideradas impactantes à competitividade. A análise de conteúdo revela exemplos de inovações radicais e incrementais aplicadas a produtos e processos, inovações de posição, de paradigma, de marketing e organizacionais. Os entrevistados consideram que a inovação favorece a competitividade por gerar visibilidade e oportunidades em novos negócios e mercados, sendo tendências para o setor a intensificação do benchmarking com universidades e empresas, o redirecionamento do foco de negócios de commodities para produtos de maior valor agregado, o crescimento dos têxteis técnicos e funcionais, a ampliação do escopo de atuação na cadeia produtiva têxtil e a preocupação com a sustentabilidade.

Biografia do Autor

ADILSON CALDEIRA, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, Especialista em Administração Financeira e Graduado em Engenharia Civil. É Docente vinculado ao Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua em pesquisa na Área de Administração com temas relacionados a Estratégia, Inovação e Competitividade nas Organizações. Parecerista e avaliador de trabalhos submetidos a periódicos e congressos científicos Possui experiência de atuação profissional na administração de empresas nacionais e internacionais bem como em gestão de Instituições de Ensino Superior.

Amanda Mineiro Avanzi, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Graduada em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Jennifer Chai I Lin, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Graduada em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Juliana Silva dos Santos, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Graduada em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Raquel Bergamim Dota, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Graduada em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Thatyane Lima de Almeida, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Graduada em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Downloads

Publicado

19/11/20

Edição

Seção

Artigos