PERSONALIDADE DA MARCA: JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 E SEUS PRINCIPAIS PATROCINADORES
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v21i3.6070Palavras-chave:
Estratégias de Marketing. Personalidade da Marca. Jogos Olímpicos. Patrocinadores. Percepção dos Consumidores.Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar a efetividade da associação das marcas das principais empresas patrocinadoras com a marca dos Jogos Olímpicos, no caso dos Jogos Rio 2016. Tal efetividade foi apurada por meio dos traços de personalidade das marcas. O estudo foi exploratório, de corte transversal, com aplicação de survey em 2 etapas com amostras distintas, compostas por espectadores (presenciais ou não) dos Jogos, consumidores ou não das marcas patrocinadoras. Os traços de personalidade das marcas foram captados por meio de 5 construtos: credibilidade, diversão, audácia, sofisticação e sensibilidade. As dimensões credibilidade, audácia, sofisticação e sensibilidade foram constatadas em algumas das marcas. No entanto, dimensão diversão não se mostrou significava para qualquer das marcas. Portanto, no todo, a associação de personalidades marcas mostrou-se parcial. O estudo contribui para a discussão teórica da efetividade de relacionar marcas estabelecidadas à de um grande evento esportivo, no campo das estratégias de marketing.
Referências
AAKER, J. L. Dimensions of brand personality. Journal of Marketing Research, v. 34, p. 347-356, 1997.
AAKER, J. L. The malleable self: The role of self-expression in persuasion. Journal of Marketing Research, v.36, p. 45-57, 1999.
AAKER, J. L.; BENET-MARTINEZ, V.; GAROLERA, J. Consumption symbols as carriers of culture: A study of Japanese and Spanish brand personality constructs. Journal of Personality and Social Psychology, v. 81, n. 3, p. 492-508, 2001.
BARNEY, J. B. Strategic factor markets: Expectations, luck, and business strategy. Management Science, v. 32, n. 10, p. 1231-1241, 1986.
BENNETT, G.; HENSON, R.; ZHANG, J. Action sports sponsorship recognition. Sport Marketing Quarterly, v. 11, n. 3, p. 174-185, 2002.
BRADESCO. Banco oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Disponível em: http://www.bradesco.com.br/rio2016. Acesso em: 7 de agosto de 2016.
BRADESCO SEGUROS. Seguradora oficial do Jogos Olímpicos Rio 2016. Disponível em: https://www.rio2016.com/patrocinadores/bradesco-seguros. Acesso em: 7 de agosto de 2016.
BURESTI, F.; ROSENBERGER III, P. J. Brand personality differentiation in the Australian action-sports clothing market. Marketing Bulletin, v. 17, n.1, p. 1-16, 2006.
CARLSON, B. D.; DONOVAN, D. T. Human brands in sport: Athlete brand personality and identification. Journal of Sport Management, v. 27, n. 3, p. 193-206, 2013.
ČÁSLAVOVÁ, E.; PETRÁČKOVÁ, J. The brand personality of large sport events. Kineziologija, v. 43, n. 1, p. 91-106, 2011.
CHO, S.; KANG, J.-H. Psychometric comparability of brand personality scale: assessing brand personality matching between sports and corporate sponsors by using the congenerity test. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, v. 13, n. 4, p. 53-70, 2012.
CLARO. Empresa oficial em solução de telefonia. Disponível em: www.rio2016.com/patrocinadores/claro. Acesso em: 12 de setembro de 2016.
COI - COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL. História dos Jogos Olímpicos. Disponível em: http://www.olympic.org. Acesso em: 7 de dezembro de 2016.
CORNWELL, T. B.; KWAK, D. H. Sponsorship-linked marketing: Introduction to topics. Journal of Sport Management, v. 29, n. 2, p. 133-136, 2015.
CORREIOS. Correios e comitê organizador assinam contrato para operação logística Rio 2016. Disponível em: http://www.correios.com.br/para-voce/noticias/correios-e-comite-organizador-assinam-contrato-para-operacao-logistica-rio-2016. Acesso em: 7 de agosto de 2016.
CRESCITELLI, E.; MATTAR, M.; SILVA, A. O efeito das ações de patrocínio sobre o top of mind: um estudo exploratório do mercado brasileiro. Revista Eletrônica de Gestão de Negócios, v. 1, n. 2, p. 1-15, 2005.
DEES, W.; BENNETT, G.; FERREIRA, M. Personality fit in NASCAR: An evaluation of driver-sponsor congruence and its impact on sponsorship effectiveness outcomes. Sport Marketing Quarterly, v. 19, n. 1, p. 25-35, 2010.
DONAHAY, B.; ROSENBERGER III, P. J. Using brand personality to measure the effectiveness of image transfer in Formula One racing. Marketing Bulletin, v. 18, n.1, p. 1-15, 2007.
EMILE, R.; LEE, M. Revisiting Aaker’s (1997) brand personality dimensions: Validation and expansion. Advances in Consumer Research, v. 40, p. 363-370, 2012.
EMBRATEL. Trajetória da Embratel nos Jogos. Disponível em: http://portal.embratel.com.br/rio2016. Acesso em: 7 de setembro de 2016.
GARDNER, M. P.; SHUMAN, P. J. Sponsorship: An important component of the promotions mix. Journal of Advertising, v. 16, n. 1, p. 11-17, 1987.
GWINNER, K.; BENNETT, G. The impact of brand cohesiveness and sport identification on brand fit in a sponsorship context. Journal of Sport Management, v. 22, n. 4, p. 410-426, 2008.
HAIR JR., J. H.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. 6a ed. São Paulo: Bookman, 2009
HECKATHORN, D. D. Respondent-driven sampling: a new approach to the study of hidden populations. Social Problems, v. 44, n. 2, p. 174-199, 1997.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA DE ESTATÍSTICA. Censo demográfico. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home. Acesso em: 7 de abril de 2016.
KELLER, K. L. Brand synthesis: The multidimensionality of brand knowledge. Journal of Customer Research, v. 29, n. 4, p. 595-600, 2003.
KIM, Y.; LEE, H.-W.; MAGNUSEN, N. J.; KIM. M. Factors Influencing sponsorship effectiveness: A meta-analytic review and research synthesis. Journal of Sport Management, v. 29, n. 4, p. 408-425, 2015.
KO, Y. J.; KIM, K.; LAUSSEN, C. L.; KIM, T. H. The effects of sport involvement, sponsor awareness and corporate image on intention to purchase sponsors' products. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, v. 9, n. 2, p. 6-21, 2008.
LAMONT, M.; HING, N.; GAINSBURY, S. Gambling on sport sponsorship: A conceptual framework for research and regulatory review. Sport Management Review, v. 14, n. 3, p. 246-257, 2011.
LEE, H.-S.; CHO, C. H. The matching effect of brand and sporting event personality: Sponsorship implications. Journal of Sport Management, v. 23, n. 1, p. 41-64, 2009.
MADRIGAL, R. The influence of social alliances with sports teams on intentions to purchase corporate sponsors' products. Journal of Advertising, v. 29, n. 4, p. 13-24, 2000.
MARTINEZ, R. J.; JANNEY, J. J. Market reactions to corporate sponsorships of European football kits: The moderating effects of firm congruence. Journal of Sport Management, v. 29, n. 2, p. 211-222, 2015.
MIDA, F.; ZAIEM, I. Emotion and sponsorship: Case of television sponsorship. International Journal of Management, v. 2, n. 4, p. 325-338, 2015.
MUNIZ, K. M.; MARCHETTI, R. Z. Dimensões da personalidade de marca: análise da adequação da escala de Aaker (1997) ao contexto brasileiro. XXIX Encontro da ANPAD. Anais... Brasília, 2009.
MUNIZ, K. M.; MARCHETTI, R. Z. Brand personality dimensions in the Brazilian context. BAR – Brazilian Administration Review, v. 9, n. 2, p. 169-188, 2012.
NISSAN. Comunicados de imprensa. Disponível em: http://nissannews.com/pt/nissan/brasil/releases. Acesso em: 15 de setembro de 2016.
PAPPU, R.; CORNWELL, T. B. Corporate sponsorship as an image platform: understanding the roles of relationship fit and sponsor–sponsee similarity. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 42, n. 5, p. 490-510, 2014.
REAMS, L.; EDDY, T.; CORK, B. C. Points of attachment and sponsorship outcomes in an individual sport. Sport Marketing Quarterly, v. 24, n. 3, p. 159-169, 2015.
RIO 2016. História dos jogos, países e modalidades esportivas. Disponível em: http://www.rio2016.com/jogos-olimpicos. Acesso em: 7 de dezembro de 2016.
PORTER, M. E. How competitive forces shape strategy. Harvard Business Review, p. 137-145, 1979.
PORTER, M. E.; KRAMER, M. R. Estrategia y Sociedad. Harvard Business Review – América Latina, p. 2-15, 2006.
WALRAVEN, M.; BIJMOLT, T. H. A.; KONING, R. H. Dynamic effects of sponsoring: How sponsorship awareness develops over time. Journal of Advertising, v.43, n. 2, p. 142-154, 2014.
YANG, Y.; GOLDFARB, A. Banning controversial sponsors: Understanding equilibrium outcomes when sports sponsorships are viewed as two-sided matches. Journal of Marketing Research, v. 52, n. 5, p. 593-615, 2015.
YAO, Q.; CHEN, R.; XU, X. Consistency between consumer personality and brand personality influences brand attachment. Social Behavior and Personality: An International Journal, v. 43, n. 9, p. 1419-1427, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.