PERSONALIDADE DA MARCA: JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 E SEUS PRINCIPAIS PATROCINADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v21i3.6070

Palavras-chave:

Estratégias de Marketing. Personalidade da Marca. Jogos Olímpicos. Patrocinadores. Percepção dos Consumidores.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a efetividade da associação das marcas das principais empresas patrocinadoras com a marca dos Jogos Olímpicos, no caso dos Jogos Rio 2016. Tal efetividade foi apurada por meio dos traços de personalidade das marcas. O estudo foi exploratório, de corte transversal, com aplicação de survey em 2 etapas com amostras distintas, compostas por espectadores (presenciais ou não) dos Jogos, consumidores ou não das marcas patrocinadoras. Os traços de personalidade das marcas foram captados por meio de 5 construtos: credibilidade, diversão, audácia, sofisticação e sensibilidade. As dimensões credibilidade, audácia, sofisticação e sensibilidade foram constatadas em algumas das marcas. No entanto, dimensão diversão não se mostrou significava para qualquer das marcas. Portanto, no todo, a associação de personalidades marcas mostrou-se parcial. O estudo contribui para a discussão teórica da efetividade de relacionar marcas estabelecidadas à de um grande evento esportivo, no campo das estratégias de marketing.

Biografia do Autor

Weber Gomes Ferreira, Faculdade Pitágoras - Unidade Guarapari

Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE Business School. Coordenador e Docente do curso de Educação Física na Faculdade Pitágoras Guarapari. Atuou como técnico de natação na Estação Conhecimento de Serra, como docente na Faculdade Pitágoras Linhares e docente no Departamento de Ginástica e no Desporto do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Experiência nas áreas de Educação Física Escolar e Adaptada; Atividades Aquáticas e Gestão e Marketing Esportivo. Desempenhou atividades recreativas, esportivas e competitivas iniciadas pelo conhecimento e experimentação de movimentos básicos visando desenvolver e aprimorar as habilidades motora e corporal, assim como a criatividade, reflexão e crítica, através da realidades e das diversas formas de linguagem da contemporaneidade.

 

Sérgio Augusto Pereira Bastos, FUCAPE Business School

Doutor em Administração de Empresas (PUC-Rio, 2012), mestre em Administração de Empresas (PUC-Rio, 2006) e graduado em Engenharia Mecânica (UFRJ, 1985). Interesses de pesquisa: gestão estratégica, estratégias políticas empresariais, alianças e redes estratégicas. 

Experiência profissional como consultor e executivo, tendo trabalhado para IBM, PricewaterhouseCoopers (PWC), Mesbla, Jornal O Globo e Andersen Consulting (Accenture) e SENAI CETIQT. É, atualmente, sócio da Substantiva Consultoria e Professor Associado da FUCAPE Business School.

Vivência profissional em planejamento e acompanhamento de desempenho com destaque para análises estratégicas, avaliações de investimentos, orçamento e custos. Desenvolvimento e implementação de mudanças no modelo de gestão de inúmeras empresas com ênfase em redirecionamento estratégico, planejamento, sistemas de informações, redesenho de processos e capacitação. Atuação em ambientes de intensa mudança organizacional e reestruturação de negócios. Liderança em projetos de consultoria de gestão para organizações de médio e grande porte em diversos segmentos de negócio.

Graziela Xavier Fortunato, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio / IAG – Escola de Negócios

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio, Mestre em Administração Financeira pelo IBMEC, MBA em Mercado de Capitais pelo IBMEC, Pós Graduada em Administração Financeira pela FGV-Rio e Engenheira de Produção pela UFRJ. Atualmente é professora do IAG PUC-Rio. Trabalhou por 6 anos  na Fucape Business School como professora de Administração e coordenadora dos cursos de MBA em Gestão de Negócios e Gerenciamento de Projetos além de cursos in Company na Unimed e Sicoob. Possui formação profissional de mais de vinte anos em diversas empresas de grande porte, tais como Jornal O Globo, Embratel, Jornal do Brasil e Fundação Roberto Marinho. É especialista em Finanças Pessoais e consultora de nas áreas de varejo, petróleo, mineração, elétrica, concentrado em avaliação de empresas e análise de risco. Principais linhas de pesquisa: Finanças corporativas; marketing financeiro.

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Publicado

11/12/20