SUPORTE ORGANIZACIONAL E COMPROMETIMENTO: A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Luciana Fighera Marzall UFSM
  • Lucas Almeida dos Santos
  • Joziane Rizzetti Coradini
  • Vânia Medianeira Flores Costa

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v21i4.6113

Palavras-chave:

Suporte Organizacional, Comprometimento Organizacional, Docentes, Ensino Superior

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre suporte organizacional e o comprometimento dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior privada da região central do Estado do Rio grande do Sul. Utilizaram-se dois construtos para investigar o objetivo proposto, a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO) validada por Medeiros (2003) e a Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EPSO) proposta por Siqueira (2008). A pesquisa classifica-se como quantitativa, exploratória e descritiva e justifica-se, pois traz evidências importantes a respeito do impacto do suporte organizacional no comprometimento dos professores. Como contribuição o estudo revelou que, no caso pesquisado, existe uma forte relação entre o nível do suporte organizacional oferecido nas universidades e o comprometimento dos docentes. Por meio da análise de correlação entre os construtos verificou-se que o comprometimento aumenta à medida que ocorre o incremento no suporte concedidoA

Biografia do Autor

Lucas Almeida dos Santos

Doutorando em administração Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria .

Professor do Ensino superior e pós graduação.

Joziane Rizzetti Coradini

 Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas

Universidade Franciscana

Vânia Medianeira Flores Costa

Profa. Dra. da Universidade Federal de Santa Maria – BRASIL - RS

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Publicado

30/12/20