O impacto da participação e da motivação na satisfação com o trabalho: evidências do setor público

Autores

  • Carina Charpinel Ventorini Universidade Federal do Espírito Santo
  • Caroline Ornelas Paes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Danilo Magno Marchiori Universidade Federal do Espírito Santo Universidade da Beira Interior

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v20i3.6130

Palavras-chave:

Satisfação no trabalho, participação informal, motivação intrínseca, administração pública, pesquisa de clima organizacional.

Resumo

Os estudos sobre satisfação no trabalho no setor público, ao identificarem os fatores que nela influenciam, fornecem aos gestores dados para a implantação de melhorias nessa área. Este artigo teve como objetivo investigar o impacto da participação informal e da motivação intrínseca sobre a satisfação no trabalho entre servidores da administração pública federal brasileira, adotando como referências as pesquisas conduzidas por Wang e Yang (2015) e por Cho e Perry (2012). Adicionalmente, verificou, de forma exploratória, se havia diferenças das médias relativas a essas variáveis entre trabalhadores lotados nas unidades descentralizadas e na unidade central. Trata-se de estudo quantitativo e explicativo de corte transversal que utilizou dados secundários da Pesquisa de Clima Organizacional aplicada em um órgão público federal em 2017. Responderam à pesquisa 147 servidores, o que representou uma taxa de resposta de 35% de uma amostragem não probabilística. Os resultados confirmaram que a participação informal e a motivação intrínseca apresentam influência positiva e estatisticamente relevante sobre a satisfação no trabalho. As análises das médias indicaram que os trabalhadores lotados em unidades descentralizadas possuíam uma percepção de participação informal maior do que os lotados na unidade centralizada.

Referências

AMABILE, T. M. Motivational synergy: toward new conceptualizations of intrinsic and extrinsic motivation in the workplace. Human Resource Management Review, v. 3, n. 3, p. 185-201, 1993.

BRANDÃO, I. de F. et al. Satisfação no serviço público: um estudo na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 90-113, 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/read/v20n1/a04v20n1.pdf>. Acesso em: 28 set. 2017.

BUIATTI, C. L.; SHINYASHIKI, G. T. Gestão de RH no setor público: validação da escala de PSM – public service motivation. Iberoamerican Journal of Industrial Engeneering, Florianópolis, v. 3, n. 1, p.118-139, jul./2011.

CHO, Y. J.; PERRY, J. L. Intrinsic motivation and employee attitudes. Review of Public Personnel Administration, v. 32, n. 4, p. 382–406, 2012.

EASLEY, R. W.; MADDEN, C. S.; DUNN, M. G. Conducting marketing science: the role of replication in the research process. Journal of Business Research, New York, v. 48, n. 1, p. 83-92, 2000.

FARAGHER, E. B.; CASS, M.; COOPER, C. L. The relationship between job satisfaction and health: a meta-analysis. Occupational and Environmental Medicine, v. 62, n. 2, p. 105-112, 2005.

FERNANDEZ, S.; PITTS, D. W. Understanding employee motivation to innovate: evidence from front line employees in united states federal agencies. Australian Journal of Public Administration, v. 70, n. 2, p. 202–222, 2011.

HANTULA, D. A. Job Satisfaction: the management tool and leadership responsibility. Journal of Organizational Behavior Management, v. 35, n. 1–2, p. 81–94, 2015.

KIM, S. Participative management and job satisfaction: lessons for management leadership. Public Administration Review, v. 62, n. 2, p. 231-241, mar./apr. 2002.

KLEIN, F. A.; MASCARENHAS, A. O. Motivação, satisfação profisional e evasão no serviço público: o caso da carreira de especialistas em políticas públicas e gestão governamental. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 50, n. 1, p. 17-39, jan./fev. 2016. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rap/v50n1/0034-7612-rap-50-01-00017.pdf>. Acesso em: 28 set. 2017.

LIU, B. TANG, N.; ZHU, X. Public service motivation and job satisfaction in China: na investigation generalisability and instrumentality. International Journal of Manpower, v. 29, n. 8, p. 684-699, 2008.

MARÔCO, J. Análise estatística com o SPSS Statistics. 6. ed. Lisboa: Editora Reportnumber, 2014.

MOLTOGOMERY, D. C.; PECK, E. A. Introduction to linear regression analysis. New York: John Wiley & Sons, 1982.

MORRISON, R.; MATUSZEK, T.; SELF, D. Preparing a replication or update study in the business disciplines. European Journal of Scientific Research, v. 47, n. 2, p. 278-287, 2010.

MOTTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. Teoria geral da administração. São Paulo: Thomson Learning, 2004.

MOYNIHAN, D. P.; PANDEY, S. K. The role of organizations in fostering public service motivation. Public Administration Review, v. 67, n. 1, p. 40-53, 2007.

PASQUALI, L. Delineamento de pesquisa em ciência. São Paulo: Editora Vetor, 2015.

PERRY, J. L.; HONDEGHEM, A.; WISE, L. R. Revisiting the motivational bases of public service : twenty years of research and an agenda for the future. Public Administration Review, v. 70, n. 5, p. 681–690, 2010.

PERRY, J. L.; PORTER, L. W. Factors affecting the context for motivation in public organizations. The Academy of Management Review, v. 7, n. 1, p. 89-98, jan. 1982.

RODRIGUES, W. A.; REIS NETO, M. T.; GONÇAVES FILHO, C. As influências na motivação para o trabalho em ambientes com metas e recompensas um estudo no setor público. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 48, n. 1, p. 253-273, jan. fev. 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rap/v48n1/a11v48n1.pdf>. Acesso em: 29 set. 2017.

SASHKIN, M. Participative management is an ethical imperative. Organizational Dynamics, v. 12, p. 5-22, 1984.

SPECTOR, P. E. Job satisfaction: application, assessment, causes, and consequences. Thousand Oaks: Sage, 1997.

TAYLOR, J. The impact of public service motives on work outcomes in Australia: a comparative multi-dimensional analysis. Public Administration, v. 85, n. 4, p. 931-959, 2007.

TAYLOR, J. Organizational influences, public service motivation and work outcomes: an

australian study. International Public Management Journal, v. 11, n. 1, p. 67-88, 2008.

TAYLOR, J. Public service motivation, relational job design, and job satisfaction in local government. Public Administration, v. 92, n. 4, p. 902-918, 2014.

TRALDI, M. T. F.; DEMO, G. Comprometimento, bem-estar e satisfação dos professores de administração de uma universidade federal. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 72, n. 2, p. 290-316, maio/ago. 2012. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38389/24661>. Acesso em: 29 set. 2017.

WANG, W.; YANG, X. Does informal participation increase job satisfaction in public organizations? A study on civil servants in Beijing, China. Public Personnel Management, v. 44, n. 3, p. 356–374, 2015.

WRIGHT, B. E. Public service and motivation: does mission matter? Public Administration Review, v. 67, n. 1, p. 54-64, jan./feb. 2007.

WRIGHT, B. E.; KIM, S. Participation’s influence on job satisfaction. Review of Public Personnel Administration, v. 24, n. 1, p. 18–40, 2004.

YBEMA, J. F.; SMULDERS, P. G. W.; BONGERS, P. M. Antecedents and consequences of employee absenteeism: a longitudinal perspective on the role of job satisfaction and burnout. European Journal of Work and Organizational Psychology, v. 19, n. 1, p. 102-124, mar. 2010.

Downloads

Publicado

02/11/19