REFLEXÕES SOBRE CROWDSOURCING NO SETOR PÚBLICO

Autores

  • Teresa Cristina Monteiro Martins University of Lavras
  • André Luiz Zambalde University of Lavras

Palavras-chave:

crowdsourcing, plataformas de ideias

Resumo

O termo crowdsourcing foi criado há pouco mais de 10 anos e tem sido citado como metodologia de inovação
aberta para que governos se abram para captar ideias junto à sociedade para resolução de problemas
públicos. Considerando a evolução do termo nesses mais de dez anos de pesquisas e sua aplicabilidade no
contexto do setor público, tem-se como objetivo investigar, com base na literatura, a aplicabilidade da abordagem
crowdsoursing no setor público: evolução do número de artigos por ano; quais as principais fontes de
pesquisa na área: os periódicos, autores e países e quais as principais áreas de adoção e uso no setor público.
Foi realizada uma revisão sistemática de 398 artigos coletados em bases internacionais, dos quais 96 foram
objeto de análise qualitativa. O resultado é uma descrição reflexiva sobre como essa abordagem de inovação
aberta tem sido utilizada no setor público e a posição de novos problemas de pesquisa.

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Publicado

16/03/21