SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE E NADA CAI DO CÉU: O AÇAÍ FOI A LUZ

Autores

  • Alcineide Aguiar Pimenta Faculdade Luciano Feijão/ Curso de Graduação Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú/Programa de Especialização UNIVATES/Doutoranda em Sustentabilidade e Desenvolvimento https://orcid.org/0000-0001-7880-1017
  • Ruan Carlos dos Santos Centro Univeristário UNIAVAN/ Professor no Curso de Administração UNIVALI/ Doutorando em Administração http://orcid.org/0000-0001-7396-8774
  • Rogeane Morais Ribeiro FACULDADE LUCIANO FEIJÃO / Coordenadora do Curso de Administração UNIVALI / Doutoranda em Administração https://orcid.org/0000-0003-4106-3289

Palavras-chave:

Negócios Criativos. Vantagem Competitiva, Franchising.

Resumo

Este caso de ensino retrata a história de sucesso de uma dona de casa que, diante da necessidade, se propôs a empreender. Sua aposta foi desbravar num segmento alimentício, explorando suas habilidades culinárias. O negócio deu tão certo, que hoje ela vislumbra transformar sua empresa em franquias. O texto descreve o percurso da empresária durante sua trajetória desde 2002 quando começou as mudanças na sua vida, dando ênfase maior ao período de abertura da empresa, ocorrido em 2010, em diante. Nos elementos observado no relato podem ser destacados o perfil criativo da empresária, as estratégias adotadas pela empresa, processo de inovação e ousadia para franquiar.  Aumentaram exponencialmente o número de vendas de seus serviços e produtos e então decidiram começar a pensar em expandir o negócio. O caso possibilita o Professor explorar temas voltados para o perfil empreendedor, o paradigma e burocratização da abertura de empresa e a expansão do mercado franchising. Ao final da leitura os alunos serão convidados a discutir sobre as ideias apresentadas ao longo do texto e propor soluções para o negócio da dona de casa Sra. Elenilda Alves e filhos.

Biografia do Autor

Alcineide Aguiar Pimenta, Faculdade Luciano Feijão/ Curso de Graduação Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú/Programa de Especialização UNIVATES/Doutoranda em Sustentabilidade e Desenvolvimento

Graduação em administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004), pós graduação em Recursos Humanos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006), Mestre em Administração - Minter UNIVALI. Doutorado em Administração e Sustentabilidade na UNIVATES.

Ruan Carlos dos Santos, Centro Univeristário UNIAVAN/ Professor no Curso de Administração UNIVALI/ Doutorando em Administração

Doutorando em Administração pela UNIVALI. Mestre em Administração de Empresas pela UNIVALI. Especialista em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia pela FCV. Especialista em Gestão Empresarial pela FAPAG. Especialista em EAD e Metodologia Superior pela UNISOCIESC. Licenciatura em Filosofia e Ciências Sociais pela FAERPI. Bacharel em Administração pela FCV. Bacharel em Teologia pela FACASC. Bacharel em Filosofia pela UNISUL. Membro do Grupo. Estudos de Estratégia e Performance (GEEP) do CNPQ / UNIVALI

Rogeane Morais Ribeiro, FACULDADE LUCIANO FEIJÃO / Coordenadora do Curso de Administração UNIVALI / Doutoranda em Administração

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA-2001). Pós-graduação em Contabilidade de Gestão Pública e Privada pela UVA (2002). Pós-graduação em Marketing pela UVA (2008). Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Ensino Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2011). Doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Participante dos grupos de pesquisa - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP): Núcleo de Pesquisa em Tecnologia de Gestão (NuTeG) da Universidade Vale do Itajaí - UNIVALI; Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo, Inovação, Sustentabilidade e Meio Ambiente da Faculdade Luciano Feijão (FLF); Intenção e Educação Empreendedora Aluno da Faculdade Luciano Feijão (FLF). Ele tem experiência em Gerenciamento de Custos, Avaliação de Desempenho, Cenários Estratégicos e Metodologia de Pesquisa. Atualmente é coordenadora do Curso de Gestão da Faculdade Luciano Feijão - FLF. Revisor da revista REGEA, RCA, G & T, contribuiu para a avaliação dos artigos do evento SemeAD e EGEPE.

Referências

ABF. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING. Evolução do número de redes de franquias do setor de franchising brasileiro.2014. Disponível em: http://www.portaldofranchising.com.br/numeros-do-franchising/evolucaodo-setor-de-franchising>. Acesso em: 28 nov. 2014.

APPIAH, G.; SARPONG, D. On the influence of organizational routines on strategic foresight. Foresight, v. 17, n. 5, p. 512-527, 2015.

ARDICHVILI, A.; CARDOZO, R.; RAY, S. A theory of entrepreneurial opportunity identification and development. Journal of Business Venturing. v. 18, n. 1, p. 105- 123, 2003.

BEHLING, G.; LENZI, F. C. Oportunidades Empreendedoras: do paradigma à operacionalização. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 13, n. 3, p. 3-22, jan. 2020.

CORREA, F. T. B. S.; PEREIRA, W. C., NOVAES, A. L., CAVALHEIRO, M. E., CUNHA, E. C. B. Análise das Tipologias de Estratégias de Crescimento. In: VI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia - SEGeT. Anais do VI SEGeT. Resende: AEDB, 2009.

COSTA, C. R. F.; MACHADO, H. V.; VIEIRA, F. G. D. Comportamento Empreendedor na Exploração de Oportunidades: história oral sobre o caso de uma indústria do setor alimentício. Desenvolvimento em questão, v. 5, n. 10, 2007.

DALLA COSTA, A.; DE SOUZA-SANTOS, E. R. Economia criativa no Brasil: quadro atual, desafios e perspectivas. Revista Economia & Tecnologia, v. 7, n. 4, 2011.

DA SILVA, A. B. et al. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais. Saraiva Educação SA, 2017.

DO CARMO, G. G. A.; ZILBER, M. A. Estratégias de Crescimento e Vantagem Competitiva: Um Estudo Qualitativo Sobre Franchising, na Ótica do Franqueado. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 3, n. 2, p. p. 159-179, 2011.

DE SALLES VANCE, P.; FÁVERO, L. P. L.; LUPPE, M. R. Franquia empresarial: um estudo das características do relacionamento entre franqueadores e franqueados no Brasil. Revista de Administração, v. 43, n. 1, p. 59-71, 2008.

FACHINELLI, A. C.; D’ARISBO, A.; DE MELO MACIEL, E. A importância da inovação social e da economia criativa como indutores para o desenvolvimento sustentável. International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), v. 3, n. 5, p. 276-293, 2014.

FLORIDA, R. A ascensão da classe criativa. Porto Alegre: L&PM, 2011.

GUEDES, K. L.; ANDRADE, R. O. B.; NICOLINI, A. M. A avaliação de estudantes e professores de Administração sobre a experiência com a aprendizagem baseada em problemas. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 16, n. 1, p. 71-71, 2015.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A execução premium: a obtenção de vantagem competitiva através do vínculo da estratégia com as operações do negócio. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008

LIZARELLI, F. L.; TOLEDO, J. C.; ALLIPRANDINI, D. H. Mecanismos de Integração para Diferentes Tipos de Inovação: Estudo de Caso Sobre Empresas Inovadoras. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 21, n. 1, p. 5-32, 2019.

LIMA, S. M.; ALBUQUERQUE, J. S.; FORTE, S. H. A. C.; MAIA, H. S. L. Proposing a Strategic Capability Index for Micro and Small Enterprises. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 16, n. 4, p. 91-109, 2017.

LENZI, F. C.; SANTOS, S. A.; CASADO, T.; KUNIYOSHI, M. S. Empreendedores Corporativos: Um Estudo sobre a Associação entre Tipos Psicológicos e Competências Empreendedoras em Empresas de Grande Porte de Santa Catarina - Brasil. Revista de Administração da Unimep, v. 13, p. 117-141, 2015.

MACIEL, C. M. S.; LINS, E. R.; FERNANDES, N. C. M. Gestão da Criatividade para Inovação: A Perspectiva das Gestoras de uma Startup Graduada em Caruaru-PE. Revista Gestão & Planejamento, v. 21, n. 1, p. 251-266, 2020.

MEDINA, M., SÁNCHEZ-TABERNERO, A., LARRAINZAR, A. Growth strategies of media companies: Efficiency analysis. Palabra Clave, 23(1), e2317, 2020.

MELO, P.L.R.; ANDREASSI, T. (orgs.). Franquias brasileiras: estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização. São Paulo: Cengage Learning, p. 3-16, 2012.

MINTZBERG, H.; LAMPEL, J.; QUINN, J. B.; GHOSHAL, S. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MUZZIO, H.; BARBOSA, F. C. No Caminho para uma Gestão Criativa: A Percepção dos Gestores da Economia Criativa sobre suas Experiências. Revista de Administração da Unimep, v. 16, n. 3, p. 108-131, 2018.

NUNES, M. P.; STEINBRUCH, F. K. Internacionalização e a Necessidade de Inovação em Modelos de Negócios – Uma Abordagem Teórica. Brazilian Business Review, v. 16, n. 3, p. 207-221, 2019.

PEREIRA, J. A.; VERRI, R. A. Dificuldades na Criação de Empresas em Diferentes Momentos: um estudo de casos múltiplos, a partir da ótica dos empreendedores. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 8, n. 2, p. 2-17, 2014.

POPADIUK, S. Escala de Orientação para Exploration-Exploitation do conhecimento em empresas brasileiras. In: XXXIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD, Anais do EnANPAD. Rio de Janeiro: Fafijan, 2010.

SANTANDREU-MASCARELL, C.; GARZON, D.; KNORR, H. Entrepreneurial and innovative competences, are they the same? Decision Management, v. 51, n. 5, pp. 1084-1095, 2017.

SARWOKO, E. Growth strategy as a mediator of the relationship between entrepreneurial competencies and the performance of SMEs. Journal of Economics, Business & Accountancy, v. 19, n. 2, p. 219-226, 2016.

SAUERBRONN, J. F. R.; SAUERBRONN, F. F.; HASENCLEVER, L. Contribuições da economia industrial para o estudo de estratégias de crescimento a partir do sistema de franquia. Revista Economia & Gestão, v. 11, n. 26, p. 33-61, 2011.

POPADIUK, S.; BIDO, D. S. Exploration, Exploitation, and Organizational Coordination Mechanisms. Revista de Administração Contemporânea, v. 20, n. 2, p. 238-260, 2016.

SHANE, S.; VENKATARAMAN, S. The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of Management Review, v. 25, n. 1, p. 217-226, 2000.

SPRAKEL, E. B. Estratégia de Crescimento de uma rede de franquias de alimentação. Revista Métodos e Pesquisa em Administração. v.1, n. 2, p. 57-61, 2016.

TSENG, C. C. Linking Entrepreneurial Infrastructures and New Business Development: Entrepreneurship Development in Taiwan. The Journal of Entrepreneurship, v. 21, n. 1, p. 117–132, mar. 2012.

WERTHES, D.; MAUER, R.; BRETTEL, M. Cultural and creative entrepreneurs: understanding the role of entrepreneurial identity. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, v. 24, n. 1, pp. 290-314, 2018.

Downloads

Publicado

05/07/22