ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DA ESCALA DE AUTOEFICÁCIA CRIATIVA PARA ORGANIZAÇÕES

Autores

Resumo

A autoeficácia criativa é um importante recurso do indivíduo no processo de criatividade e inovação nas organizações. Este estudo realizou a adaptação transcultural e avaliou as evidências iniciais de validade da Escala de Autoeficácia Criativa (EAEC) para o contexto organizacional brasileiro. Participaram 789 profissionais, por meio de um questionário online. Foram empregadas técnicas de Análise de Rede e Modelagem por Equações Estruturais para analisar as evidências de validade. Os resultados confirmaram que a versão unifatorial é adequada e apresenta bons índices de ajuste (CFI = 0,99; RMSEA = 0,03; α = 0,94; VME = 0,80). O instrumento também foi invariante quanto à escolaridade. As evidências de validade convergente foram observadas nas relações positivas da autoeficácia criativa com a autoeficácia geral, ocupacional e o engajamento no trabalho. Os resultados obtidos demonstram que a EAC pode ser utilizada no Brasil para auxiliar na compreensão dos processos organizacionais e promoção da inovação.

Palavras-chave: autoeficácia criativa, inovação, adaptação transcultural, validade, análise fatorial confirmatória.

Biografia do Autor

Russencleyton Barros Costa, Instituto Nacional de Tecnologia

Doutorando em Psicologia Organizacional - Linha: Estudos Organizações e do Trabalho/ Tema: Gestão da Inovação - na Universidade Salgado de Oliveira (CAPES 5), Mestre em Administração (CAPES 5) - Linha: Estratégia, Governança e Conhecimento - pela Universidade do Grande Rio, Especializado em Administração para Oficiais e graduado em Administração- Ciências Navais pela Escola Naval (2005) e cursou três semestres de Engenharia Elétrica na UFF (1999-2000). Atualmente, é Analista Pleno do Instituto Nacional de Tecnologia- MCTI e foi Oficial da Marinha (2002-2013), chegando ao posto de Capitão e atuando num Órgão de pesquisa e Reparo técnico- CMS. Tem experiência, em ambos órgãos, na prática e no ensino nas área de Administração, com ênfase em logística e gestão da produção, economia, finanças, patrimônio, contabilidade, estratégia e o controle interno. Utilização de métodos determinísticos e probabilísticos, cálculo diferencial, para o Abastecimento, Controle e Inventário dos itens de suprimento essenciais às pesquisas do Centro de Pesquisa e Reparo- Centro de Manutenção de Sistemas da Marinha. Atualmente, pesquisa inovação, cultura organizacional, estratégia, produtividade, competitividade e empreendedorismo na nação e nas organizações. Ademais, tem forte conhecimento em técnicas estatísticas, univariadas ou multivariadas - como regressão, análise de cluster, anova, manova, mediação, moderação, mediação moderada, modelagem por equações estruturais, análise fatorial confirmatória, confirmatória multigrupo e exploratória, bem como análise de cenários e construção de indicadores e escalas com calibradores contingenciais. Suas pesquisas na área organizacional, predominantemente, usam técnicas estatísticas.

Clarissa Pinto Pizarro de Freitas, Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC–RJ

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC–RJ. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2016), Professora do Pós-Graduação de Psicologia na Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI/2010), Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (UFRGS/2012), Mestre em Psicologia (UFRGS/2013), Coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva Organizacional (NEPPO) e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Organizacional e do Trabalho (NEPOT). Realizou estágio de Doutorado na North-West University (África do Sul/2015), onde desenvolveu atividades de pesquisa, supervisão e docência junto ao Laboratório de Psicologia Positiva Optentia (Optentia Research Focus). Tem experiência nas áreas de psicologia positiva, psicologia organizacional e adaptação de instrumentos. Atualmente trabalha investigando o impacto das características do trabalho e do trabalhador sobre os níveis de bem-estar e os processos de adoecimento dos profissionais. Além disso, realiza pesquisas para investigar a efetividade de intervenções baseadas em evidências.

 

Bruno Figueiredo Damásio, Psicometria Online Academy

Professor e Pesquisador na Psicometria Online Academy. Psicólogo (UEPB), mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - CAPES 7). Realizou estágio de mestrado na Università di Bologna (Itália), onde desenvolveu atividades de pesquisa, supervisão e docência junto ao Laboratório de Psicometria (PAT - Psicometria Assessment e Testistica). Foi Professor permanente do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Departamento de Psicometria e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia IP/UFRJ (2013-2020). É Editor-Associado da Spanish Journal of Psychology (Sub-área Metodologia e Psicometria; QUALIS A1). Foi editor-chefe da Revista Trends in Psychology/Temas em Psicologia, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) durante os anos de 2012 a 2016 (Qualis B2 --> A2). Foi chefe do Departamento de Psicometria (IP/UFRJ) durante os anos de 2016-2019. Tem como foco a Psicometria e a Psicologia Positiva. Suas maiores contribuições científicas encontram-se no âmbito da construção, adaptação e validação de instrumentos psicológicos, utilizando Modelagem por Equações Estruturais e Teoria de Resposta ao Item. Tem interesse nos seguintes temas: sentido de vida, bem-estar, saúde mental, resiliência, recursos psicossociais, avaliação de efetividade de intervenções, pesquisas transculturais e longitudinais. Presta consultorias em Psicometria e análise de dados quantitativos para diferentes instituições nacionais e internacionais. CEO do Psicometria Online, um portal de formação de novos pesquisadores com ênfase em Psicometria e Análise Quantitativa de Dados. Contato: bf.damasio@gmail.com

Leonardo Fernandes Martins, Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgo de Oliveira (curso de Mestrado e Doutorado), vinculado à linha de Cognição Social, Organizações e Trabalho lecionando a disciplina de Tópicos Especiais em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Métodos Quantitativos Avançados I e II com ênfase na modelagem de variáveis latentes em contextos aplicados à Pesquisa em Psicologia e Psicometria. Doutor em Psicologia pela UFJF com bolsa Sandwich/CAPES para estágio de pesquisa no exterior na University of Kansas Medical Center, cursando disciplinas no KU Quantitative Psychology Program. Seu projeto de doutorado teve como tema o desenvolvimento de uma ferramenta Open Source de E-health para Avaliação Uso Abusivo de Álcool e sua prevenção (financiado pela FAPEMIG, e PROCAD/UFJF/UNIFESP/CNPq). Foi integrante do projeto multicêntrico E-health Project da Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com a Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal de Juiz de Fora. É Mestre em Psicologia pela UFJF com ênfase em processos psicossociais em saúde e avaliação de condições de trabalho e adoecimento de profissionais da Atenção Primária à Saúde. Cursou a especialização em métodos estatísticos computacionais pelo Instituto de Ciências Exatas da UFJF. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência nas áreas de Psicometria, Avaliação Psicológica, Métodos de Pesquisa Quantitativos, Estatística Aplicada e uso de ferramentas Open Source com aplicações na área de Saúde no Trabalho, Políticas de Saúde, Avaliação Quantitativa de Redes de Serviços utilizando Análise de Redes Sociais. É membro do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Drogas-CREPEIA e da Rede Latino Americana de Pesquisa sobre Estigma e Drogas. Possui experiência na gestão de projetos de pesquisa e extensão envolvendo Ministério da Saúde DECIT, Ministério da Justiça SENAD e outras agências de fomento,. Foi coordenador de curso e professor titular I do curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio de Sá de Juiz de Fora, sendo também membro do Núcleo de Desenvolvimento Estruturante, supervisor de estágio em clínica e orientador de projetos de iniciação científica. Tem importante experiência como consultor em Psicometria e Modelagem Estatísticas, com ênfase em Mplus e linguagens Open Source como R, Python e Julia. Membro da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS) e membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP. Sócio diretor da social.com.ai para soluções baseadas em dados e uso de aprendizagem de máquina.

Downloads

Publicado

19/11/21