LIDERANÇA RELACIONAL SEMIÓTICA
ALTERNATIVAS A UM ALÉM DO PRINCÍPIO DO MANAGEMENT?
Resumo
A abordagem relacional assume que a liderança decorre da inter-relação entre diferentes dimensões - e não apenas daquelas entre “superior-subordinado” - englobando além do nível individual, organizacional e interorganizacional, o societal. Uma característica da liderança relacional é, nessa direção, a importância atribuída à multidimensionalidade, incorporando tanto o nível do macrocontexto, quanto das ambiências organizacionais e microfísicas em que se faz exercer. Em particular, desvela novas oportunidades à construção e sustentação de contextos capacitantes em que outros dispositivos de liderança são requeridos face a configurações macro-ambientais e organizacionais, em especial, orientadas à criação e inovação. Nesse contexto, a proposta deste artigo consiste na proposição de dispositivo de análise de relações de liderança, por meio de conversações entre teóricos envolvidos na temática da “criação de conhecimento” em contextos heterotópicos (Foucault, 2013) de inovação (Nonaka & Takeuchi, 1997) e conceitos da semiótica psicanalítica lacaniana, como “discurso”, “feminilidade”, “transferência”, “sintoma” e “fantasia” (Lacan, 2008).
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