Oss

dissonância no mainstream expectativa-desempenho-satisfação entre praticantes de Jiu-Jitsu

Autores

  • Renato Borges Fernandes Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Custódio Genésio da Costa Filho Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Ronaldo Pereira Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Daniel Carvalho de Rezende Universidade Federal de Lavras - UFLA

Palavras-chave:

Marketing experiencial, Expectativa-desempenho, Satisfação, Mainstream, Jiu-Jitsu

Resumo

A prática de jiu-jitsu traz diversos benefícios para quem pratica, mas, para atletas em treinamento para campeonatos, pode ser extremamente desgastante. O objetivo desse estudo foi comparar a perspectiva mainstream de análise de satisfação do cliente em serviços, baseada na relação expectativa-resultados, com a perspectiva de marketing de experiências, utilizando-se da prática de jiu-jitsu para campeonatos. Para obtenção dos resultados, foram realizadas entrevistas com grupo focal. Os resultados demonstram atributos considerados como negativos durante o processo de treinamento e incertezas quanto aos seus resultados e desempenho no campeonato. Contudo, estes atributos foram suplantados, gradativamente, levando à satisfação durante o processo e à satisfação final positiva. Pôde-se inferir que houve dissonância no paradigma expectativa-desempenho-satisfação, corroborando com a literatura sobre marketing experiencial de que em serviços que haja incertezas e fortes emoções envolvidas, a satisfação geral é função muito mais da superação e conquista do que com a relação expectativa e desempenho.

Referências

ANDERSEN, S. C.; HJORTSKOV, M. Cognitive Biases in Performance Evaluations. Journal of Public Administration Research and Theory, v. 26, n. 4, pp. 647-62, 2016.

ARNOULD, E. J.; PRICE, L. L. River magic: extraordinary and the extended service encounter. Journal of Consumer Research, v. 20, n. 1, pp. 24-45, Jun. 1993.

BARDIN F. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1991.

BITTENCOURT, J. B. M.; GUIMARÃES, F. C. Dentro e fora do octógono: corpo, consumo e êxtase nas tramas do

MMA. Revista de Ciências Sociais Política & Trabalho, v. 34, n. 47, p. 57-74, jun./dez. 2017.

BLACKWELL, R. D.; KOLLAT, D.; ENGEL, J. F. Consumer behavior. New York: Holt, Rinehard, and Winston, 1968.

BOULDING, W.; KALRA, A.; STAELIN, R.; ZEITHAML, V. A. A dynamic process model of service quality: from expectations to behavioral intentions. Journal of Marketing Research, v. 30, n. 1, pp. 7-27, Feb. 1993.

CHIESA, R.; PETRUZZIELLO, G.; MARIANI, M. G.; GUGLIELMI, D. Expectations of career counseling and their effect on client satisfaction. The Career Development Quarterly, v. 68, n. 3, pp. 254-267, 2020.

CHURCHILL JR., G. A.; SURPRENANT, C. An investigation into the determinants of customer satisfaction. Journal of Marketing Research, v. 19, n. 4, pp. 491-504, Nov. 1982.

DIAS, C. A. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação & Sociedade: Estudos, v. 10, n. 2, p. 1-12, 2000.

ESMERALDINO, H. B., GRAÇA, R. L. A contribuição da mídia na adesão e aderência à prática de lutas esportivas e artes marciais. EFDeportes, v. 18, n. 188, Ene 2014. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd188/a-midia-na-aderencia-a-lutas-esportivas.htm>. Acesso em: 10 jul. 2021.

FEDERAÇÃO Paulista de Jiu-Jitsu. Definição de Oss. FPJJ Competidor 6 jan 2015. Disponível em: http://fpjjcompetidor.com.br/definicao-de-oss/>. Acesso em: 10 jul 2021.

FORERO, D. E.; GÓMEZ, A. Comparison of measurement models based on expectations and perceived performance for the satisfaction study in health services. Suma Psicológica, v. 24, n. 2, pp. 87-96, 2017.

GRIMMELIKHUIJSEN, S.; PORUMBESCU, G. A. Reconsidering the expectancy disconfirmation model: three experimental replications. Public Management Review, v. 19, n. 9, pp. 1272-92, Feb. 2017.

HOLBROOK, M. B.; HIRSCHMAN, E. C. The experiential aspects of consumption: consumer fantasies, feelings, and fun. Journal of Consumer Research, v. 9, n. 2, pp. 132-40, Sep. 1982.

HOWARD, J. A.; SHETH, J. N. The theory of buyer behavior. Columbia: John Willey & Sons, 1969.

JOHNSON, M. D.; ANDERSON, E. W.; FORNELL, C. Rational and adaptive performance expectations in a customer satisfaction framework. Journal of Consumer Research, v. 21, n. 1, pp. 695-707, Mar. 1995.

KIM, S. M.; ANDREW, D. P. S.; GREENWELL, T. C. An analysis of spectator motives and media consumption behaviour in an individual combat sport: cross-national differences between American and South Korean Mixed Martial Arts fans. International Journal Sports Marketing Sponsorship, v. 10, n. 2, pp. 157-70, Jan 2009.

KIM, S. M.; GREENWELL, C.; ANDREW, D. P. S., LEE, J.; MAHONY, D. F. An analysis of spectator motives in an individual combat sport: a study of mixed martial arts fans. Sport Marketing Quarterly, v. 17, n. 2, pp. 109-19, June 2008.

NICOSIA, F. Consumer decision processes. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1966.

NOVAES, J. de V. Bateu, levou! O que dizem os lutadores de MMA. Polêm!ca, v. 11, n 4, p. 568-80, out./dez. 2012.

OLIVER, R. L. A cognitive model of the antecedents and consequences of satisfaction decisions. Journal of Marketing Research, v. 17, n. 1, pp. 460-69, Nov. 1980.

PAIVA, L. Pronto pra Guerra: preparação física específica para luta & superação. Manaus: OMP, 2009.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. A conceptual model of services quality and its implication for future research. Journal of Marketing, v. 49, n. 1, pp. 41-50, Fall 1985.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. Servqual: A multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, v. 64, n. 1, pp. 12-40, Spring 1988.

PIERI, B. L. S.; LOBO, A. S. Consumo de suplementos alimentares por praticantes de jiu-jitsu no município de Criciúma (SC). CONGRESSO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, 10., set 2009. Anais… São Paulo: SBAN, 2009.

PINE II, B. J.; GILMORE, J. H. Welcome to the experience economy. Harvard Business Review, pp. 97-105, Jul./Aug. 1998.

RAAIJ, W. F. van. Economic psychology. Journal of Economic Psychology, v. 1, n. 1, pp. 1-24, Mar. 1981.

RIBAS D. MMA: origem, evolução, regras e tudo sobre a modalidade [artigo na internet]. News MMA, fev. 2012. Disponível em: https://newsmma.wordpress.com/2012/01/04/como-tudo-comecou-uma-historica-rica-do-mma-desde-o-seu-berco-o-brasil>. Acesso em: 10 jul. 2021.

ROSSI, C. A. B.; SLONGO, L. A. Pesquisa de satisfação de clientes: o estado-da-arte e proposição de um método brasileiro. Revista de Administração Contemporânea, v. 2, n. 1, p. 101-25, jan./abr. 1998.

RUFINO, L. G. B., DARIDO, S. C. O jiu jitsu brasileiro na visão dos não praticantes. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 9, n. 2, p. 181-7, 2010.

SALOMI, G. G. E.; MIGUEL, P. A. C. Aplicação de modelos de avaliação da qualidade em serviços para mensuração da satisfação de clientes internos em uma empresa do setor industrial. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 22., out. 2002. Anais… Curitiba: ABEPRO, 2002.

SCHNEIDER, B.; BOWEN, D. E. O modelo das necessidades. HSM Management, v. 4, n. 23, pp. 65-72, nov./dez. 2000.

SILVEIRA, I. C. A luta por uma identidade: uma etnografia sobre a subcultura de consumo de MMA. Rio de Janeiro. Dissertação [de Mestrado em Administração Pública e de Empresas] – Fundação Getúlio Vargas, 2011.

SPRENG, R. A.; MACKENZIE, S. B.; OLSHAVSKY, R. W. A reexamination of the determinants of consumer satisfaction. Journal of Marketing, v. 60, n. 3, pp. 15-32, Jul. 1996.

TAVARES JR., A. C.; SILVA, L. H.; DRIGO, A. J. Os motivos da adesão da prática do jiu jitsu na cidade de Rio Claro. Motriz, v. 9, n. 1 (supl.), p. 181-8, 2003.

THOMAZINI, S. O.; MORAES, C. E. A.; ALMEIDA, F. Q. Controle de si, dor e representação feminina entre lutadores(as) de Mixed Martial Arts. Pensar a Prática, v. 11, n. 3, p. 281-90, set./dez. 2008.

Downloads

Publicado

01/04/22