ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES POR PESSOAS FÍSICAS

Autores

Resumo

O objetivo foi identificar os antecedentes da intenção da aplicação em ações de empresas negociadas na B3 por pessoas físicas, tendo a Teoria do Comportamento Planejado como lente teórica. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva, regressão linear múltipla, teste de hipótese e análise de variância. Os resultados indicaram que existe uma relação positiva entre a importância dada ao nível de governança corporativa e a intenção de aplicação em ações. Para os investidores que dão maior importância à governança, somente o controle comportamental percebido não se mostrou positivamente relacionado à intenção de aplicação em ações. Nenhuma conclusão pôde ser observada para os que dão menor importância à governança. Adicionalmente, a partir de autodeclarações, observou-se que não houve diferença significante entre os perfis conservador e moderado. Este estudo contribui para a literatura de gestão de investimentos.

Biografia do Autor

Joélcio Braga de Sousa, Centro Universitário Unifacid

Graduado em Administração com Habilitação em Marketing pelo Instituto Camilo Filho ICF/PI ( 2007), Especialista em Finanças pelo Instituto Camilo Filho CF/PI (2010) e Mestre em Administração pela Fucape Business School/MA (2020). Graduando em Mamemática IFPI(2021).

Sérgio Augusto Pereira Bastos, FUCAPE Business School

Professor Associado da FUCAPE Business School - Departamento de Administração de Empresas.

Doutor em Administração de Empresas (PUC-Rio, 2012), mestre em Administração de Empresas (PUC-Rio, 2006) e graduado em Engenharia Mecânica (UFRJ, 1985). Interesses de pesquisa: gestão estratégica, estratégias políticas empresariais, alianças e redes estratégicas. 

Experiência profissional como consultor e executivo, tendo trabalhado para IBM, PricewaterhouseCoopers (PWC), Mesbla, Jornal O Globo e Andersen Consulting (Accenture). e SENAI CETIQT. É, atualmente, sócio da Substantiva Consultoria e Professor Associado da FUCAPE Business School.

Vivência profissional em planejamento e acompanhamento de desempenho com destaque para análises estratégicas, avaliações de investimentos, orçamento e custos. Desenvolvimento e implementação de mudanças no modelo de gestão de inúmeras empresas com ênfase em redirecionamento estratégico, planejamento, sistemas de informações, redesenho de processos e capacitação. Atuação em ambientes de intensa mudança organizacional e reestruturação de negócios. Liderança em projetos de consultoria de gestão para organizações de médio e grande porte em diversos segmentos de negócio.

Downloads

Publicado

31/12/21