A EDUCAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO SÉCULO XX

UM OVERVIEW MEDIANTE O PENSAMENTO RACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Educação em Administração, Racionalização, Profissionalização, Padronização

Resumo

Este ensaio teórico tem como propósito apresentar o processo de formação do ensino superior no campo da Administração no século XX, iluminado pela categoria teórica da racionalização, com inspiração em Max Weber. Metodologicamente, optamos por um estudo de inspiração historiográfica, com a aplicação de uma pesquisa bibliográfica e análise da literatura como forma de revisitar o conteúdo produzido e que relata os caminhos percorridos na construção do processo educacional da Administração no Brasil do século XX. Para tanto, tais aspectos históricos foram guiados pela racionalização e fundamentados pelas dimensões da profissionalização gerencial e operacional e da padronização. Logo, diante do acervo existente e da apreciação teórica subjacente à temática, procuramos oferecer uma nova, reflexiva e potencial visão explicativa acerca dos acontecimentos narrados, identificando uma racionalidade administrativa na busca pela eficiência do pensamento gerencial neste campo formativo a partir da importação do modelo de ensino estadunidense.

Biografia do Autor

Janayna Souto Leal, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Aluna do Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2018), sendo também membro participante do Grupo de Pesquisa GPCIBER (UFPB), Mestre em Gestão do Potencial Humano pelo Instituto Superior de Gestão, ISG, em Portugal (2013), Especialista em Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2009) e Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2008). Atualmente, é professora nos Cursos do Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e dos Cursos de Ensino Superior em Tecnologia da Gestão no Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ e Avaliadora Ad hoc INEP/MEC.

Francisco José da Costa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Administração (Universidade Estadual do Ceará - 2000) e em Estatística (Universidade Federal da Paraíba - 2014), com mestrado em Administração (Universidade Estadual do Ceará - 2003) e doutorado em Administração de Empresas (Fundação Getulio Vargas - SP - 2007). É professor da Universidade Federal da Paraíba, tendo atuado como docente de graduação e pós-graduação, e exercido nos últimos anos atividades administrativas diversas, como Coordenador/Diretor da Área de Ciências Sociais Aplicadas (na UNILAB - Redenção), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFPB) e como Assessor para análise de dados institucionais na Pró-reitoria de Graduação (PRG/UFPB). Publicou mais 50 trabalhos em periódicos especializados, dos quais 24 nos últimos 5 anos, e um livro acadêmico sobre teoria da mensuração aplicada à pesquisas em Administração. Orientou, até 2015, 21 dissertações de mestrado, quatro teses de doutorado, além de dezenas de monografias de graduação ou especialização. Tem atuação com ensino e pesquisas na área de Administração, com ênfase em Métodos Quantitativos e Marketing, atuando principalmente em Marketing, Educação em Administração e Métodos quantitativos aplicados.

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Publicado

05/07/22