A EDUCAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO SÉCULO XX
UM OVERVIEW MEDIANTE O PENSAMENTO RACIONAL
Palavras-chave:
Educação em Administração, Racionalização, Profissionalização, PadronizaçãoResumo
Este ensaio teórico tem como propósito apresentar o processo de formação do ensino superior no campo da Administração no século XX, iluminado pela categoria teórica da racionalização, com inspiração em Max Weber. Metodologicamente, optamos por um estudo de inspiração historiográfica, com a aplicação de uma pesquisa bibliográfica e análise da literatura como forma de revisitar o conteúdo produzido e que relata os caminhos percorridos na construção do processo educacional da Administração no Brasil do século XX. Para tanto, tais aspectos históricos foram guiados pela racionalização e fundamentados pelas dimensões da profissionalização gerencial e operacional e da padronização. Logo, diante do acervo existente e da apreciação teórica subjacente à temática, procuramos oferecer uma nova, reflexiva e potencial visão explicativa acerca dos acontecimentos narrados, identificando uma racionalidade administrativa na busca pela eficiência do pensamento gerencial neste campo formativo a partir da importação do modelo de ensino estadunidense.
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