RELACIONAMENTOS ACADÊMICOS E DESEMPENHO EM UM CURSO SUPERIOR

Autores

  • Geraldo Magela Rodrigues de Vasconcelos Universidade Federal de São João del-Rei-UFSJ
  • Ester Sarah Liandro Universidade Federal de São João del-Rei
  • Paulo Henrique de Lima Siqueira Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Velcimiro Inácio Maia Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Gustavo Melo Silva Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Palavras-chave:

Estudante universitário, Sociometria, Análise de redes sociais, Desempenho acadêmico, Relacionamentos acadêmicos

Resumo

Este trabalho analisou as redes de relacionamentos entre alunos de um Curso de Graduação em Administração, os relacionamentos baseados em homofilia e quais métricas de rede têm influência no desempenho dos estudantes. Foram pesquisadas cinco turmas, totalizando 185 alunos. Utilizou-se análise quantitativa no âmbito da sociometria - Análise de Redes Sociais -, ANOVA, teste t e regressão linear. Concluiu-se que a probabilidade de os estudantes formarem laços com outros tem como base a homofilia, principalmente em gênero, desempenho acadêmico e se trabalham ou não. Com relação a desempenho, não se identificou diferença significativa em função de turmas ou dos atributos pessoais dos alunos. Os alunos que possuem maior desempenho estão situados em posições centrais na rede da turma, tendo, ainda, maior poder na rede.

Biografia do Autor

Geraldo Magela Rodrigues de Vasconcelos, Universidade Federal de São João del-Rei-UFSJ

Doutor em Administração - UFMG

Professor Associado - UFSJ

Ester Sarah Liandro, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduada em Administração

Paulo Henrique de Lima Siqueira, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Doutor em Administração - Universidade Federal de Lavras

Professor Adjunto - UFSJ

Velcimiro Inácio Maia, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Doutro em Sociologia - UFMG

Professor Adjunto - UFSJ

Gustavo Melo Silva, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Doutor em Sociologia - UFMG

Professor Associado - UFSJ

Referências

Andreoli, T.​ P.​, Leonardo, S.​ B.​, Farina, M.​ C.​, &​ Lima, A.​ B.​ (2​0​1​9​, set-​dez/​2​0​1​9​).​ Redes formais e informais entre estudantes universitários:​ uma análise e comparação das estruturas gerais, similaridades e diferenças das redes, Gestão &​ Regionalidade, 3​5​(1​0​6​).​

Baggio, R.​, Scott, N.​, &​ Cooper, C.​ (2​0​1​0​).​ Network science –​ A review focused on tourism.​ Annals of Tourism Research, 3​7​(3​), 8​0​2​-​8​2​7​.​

Bastian, M.​, Heymann, S.​, &​ Jacomy, M.​ (2​0​0​9​).​ Gephi:​ An Open SourceSoftware for Exploring and Manipulating Networks.​ Proceedings of the Third International Conference on Weblogs and Social Media, ICWSM 2​0​0​9​, San Jose, Califórnia, EUA.​

Block, P.​, &​ Grund, T.​ (2​0​1​4​).​ Multidimensional homophily in friendship networks, Network Science, 2​(2​), 1​8​9​-​2​1​2​.​

Borgatti, S.​ P.​, Everett, M.​ G.​, &​ Freeman, L.​ C.​ (2​0​0​2​).​ Ucinet 6​ For Windows –​ Software for Social Network Analysis.​ Havard Analytic Technologies.​

Burk, W.​ J.​, Steglich, C.​ E.​ G.​, &​ Snijders, T.​ A.​ B.​ (2​0​0​7​).​ Beyond dyadic interdependence:​ Actor-​oriented models for co-​evolving social networks and individual behaviors.​ International Journal of Behavioral Development, 3​1​(4​), 3​9​7​–​4​0​4​.​

Carbonai, D.​ (2​0​1​7​).​ Integração e relações étnico-​raciais.​ Um exercício de análise de redes sociais, RIAEE –​ Revista Ibero-​Americana de Estudos em Educação, 1​2​(1​), 2​1​5​-​2​2​7​.​

Carbonai, D.​, &​ Colvero, R.​ B.​ (2​0​1​4​).​ Papéis sociais no ensino médio:​ uma análise baseada na teoria das redes.​ Revista Brasileira de Educação, 1​9​(5​8​), 6​7​1​-​6​8​9​.​

Carneiro, A.​ S.​ C.​ (2​0​1​0​).​ Caminhos universitários:​ a permanência de estudantes de origem popular em cursos de alto prestígio.​ Dissertação de mestrado, -​ Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil.​

Cohen, J.​ M.​ (1​9​7​7​).​ Sources of peer group homogeneity, Sociology of Education, 5​0​(4​), 2​2​7​–​2​4​1​.​

Coleman, J.​ S.​, Campbell, E.​ Q.​, Hobson, C.​ J.​, McPartland, F.​, Mood, A.​ M.​, Weinfeld, G.​ D.​, &​ York.​ R.​ L.​ (1​9​6​6​).​ Equality of Educational Opportunity.​ Washington, DC:​ U.​S.​ Government Printing Office.​ Recuperado em 1​0​ junho, 2​0​1​9​, de http​s:​/​/​files.​eric.​ed.​gov/​fulltext/​ED0​1​2​2​7​5​.​pdf

Coulon, A.​ (2​0​0​8​).​ A Condição de Estudante:​ A Entrada na Vida Universitária (Introdução, p.​ 3​1​-​4​5​).​ Salvador-​BA:​ Edufba.​

Coulon, A.​ (2​0​1​7​, outubro/​dezembro).​ O ofício de estudante:​ A entrada na vida universitária, Educação e Pesquisa, 4​3​(4​), 1​2​3​9​-​1​2​5​0​.​

Dawson, S.​ (2​0​0​8​).​ A study of the relationship between student social networks and sense of community.​ Educational Technology &​ Society, 1​1​(3​), 2​2​4​–​2​3​8​.​

De Klepper, M.​, Sleebos, E.​, van de Bunt, G.​, &​ Agneessens, (2​0​1​0​).​ F.​ Similarity in friendship networks:​ Selection or influence?​ The effect of constraining contexts and non-​visible individual attributes.​ Social Networks, 3​2​, 8​2​-​9​0​.​

Fantinelli, S.​, &​ Russo, V.​ (2​0​1​8​).​ Community of practice online -​ the importance of technology for learning:​ an application of social network analysis, Journal of e-​Learning and Knowledge Society, 1​4​(3​), 2​9​-​3​9​.​

Fior, C.​ A.​, Mercuri, E.​, &​ Almeida, L.​ S.​ (2​0​1​1​).​ Escala de Interação com Pares:​ construção e evidências de validade para estudantes do ensino superior, Psico-​USF, 1​6​(1​), 1​1​-​2​1​.​

Flashman, J.​ (2​0​1​2​).​ Academic achievement and its impact on friend dynamics.​ Sociology of Education, 8​5​(1​), 6​1​–​8​0​.​

Fortuin, J.​, van Geel, M.​, &​ Vedder, P.​ (2​0​1​6​).​ Peers and academic achievement:​ A longitudinal study on selection and socialization effects of in-​class friends, The Journal of Educational Research, 1​0​9​(1​), 1​-​1​6​.​

Gibson, S.​ (2​0​0​3​).​ Narrative of a pre-​service teacher.​ English Teaching:​ Practice and Critique, 2​(3​), 3​5​-​4​6​.​

Gobithaasan, R.​ U.​, Din, N.​ S.​, Amachandran, L.​, &​ HASNI, R.​ (2​0​2​0​).​ Boosting students performance with the aid of social network analysis.​ Recuperado em 1​0​ abril, 2​0​2​0​, de http​s:​/​/​arxiv.​org/​abs/​1​9​0​6​.​0​4​3​5​2​

Gremmen, M.​ C.​, Dijkstra, J.​ K.​, Steglich, C.​, &​ Veenstra, R.​ (2​0​1​7​).​ First selection, then influence:​ Developmental differences in friendship dynamics regarding academic achievement, Developmental Psychology, 5​3​(7​), 1​3​5​6​–​1​3​7​0​.​

Handcock, M.​ S.​, Hunter, D.​ R.​, Butts, C, T.​, Goodreau, S.​ M.​, &​ Morris, M.​ (2​0​0​3​).​ Statnet:​ Software tools for the Statistical Modeling of Network Data.​ Seattle-​WA, EUA.​ Recuperado em 0​1​ julho, 2​0​2​0​, de http​:​/​/​statnet.​org/​

Leonardo, S.​ B.​, Farina, C.​, Andreoli, T.​ P.​, &​ Lima, A.​ P.​ M.​ B.​ de (2​0​1​9​).​ Relacionamentos Interpessoas Formal e Informal:​ Interação das Redes no Ambiente Acadêmico, RAC -​ Revista de Administração Contemporânea, 2​3​ (3​), 3​9​5​-​4​1​5​.​

Liu, Z.​, Kang, L.​, Su, Z.​, Liu, S.​, &​ Sun, J.​ (2​0​2​0​).​ Investigate the relationship between learners social characteristics and academic achievements Journal of Physics:​ Conference Series.​ 1​1​1​3​ 0​1​2​0​2​1​, v 1​1​1​3​, 5​th International Workshop on Statistical Physics and Mathematics for Complex Systems (SPMCS2​0​1​7​) 1​2​–​1​5​ October 2​0​1​7​, Wuhan, China.​ Recuperado em 1​0​ abril, 2​0​2​0​, de http​s:​/​/​iopscience.​iop.​org/​article/​1​0​.​1​0​8​8​/​1​7​4​2​-​6​5​9​6​/​1​1​1​3​/​1​/​0​1​2​0​2​1​

Lomi, A.​, Snijders, T.​ A.​ B.​, Steglich, C.​ E.​ G.​, &​ Torló, V.​ J.​ (2​0​1​1​).​ Why are some more peer than others?​ Evidence from a longitudinal study of social networks and individual academic performance.​ Social Science Research, 4​0​, 1​5​0​6​-​1​5​2​0​.​

Luthe, T.​, &​ Wyss, R.​ (2​0​1​4​).​ Assessing and planning resilience in tourism, Tourism Management, 4​4​, 1​6​1​-​1​6​3​.​

Mamas, C.​, Daly, A.​ J.​ Struyve, C.​, Kaimi, I.​, &​ Michail, G.​ (2​0​1​9​).​ Learning, friendship and social contexts -​ Introducing a social network analysis toolkit for socially responsive classrooms, International Journal of Educational Management, 3​3​(6​), 1​2​5​5​-​1​2​7​0​.​

Martinez, A.​, Dimitriadis, Y.​, Rubia, B.​, Gómez, E.​, &​ de la Fuente, E.​ (2​0​0​3​).​ Combining qualitative evaluation and social network analysis for the study of classroom social interactions, Computers &​ Education, 4​1​, 3​5​3​–​3​6​8​.​

Naraine, M.​ L.​; Parent, M.​ M.​ (2​0​1​6​).​ Illuminating Centralized Users in the Social Media Ego Network of Two National Sport Organizations.​ Journal of Sport Management, , 3​0​, p.​ 6​8​9​ -​7​0​1​

Ortiz, M.​ G.​ R.​, Hoyos, J.​ R.​ C.​, &​ López, M.​ G.​ R.​ (2​0​0​4​).​ The social networks of academic performance in a student context of poverty in Mexico, Social Networks, 2​6​(2​), 1​7​5​–​1​8​8​.​

Palacios, D.​ Dijkstra, J.​ K.​, Villalobos, C.​, Treviño, E.​, Berger, C.​, Huisman, M.​, &​ Veenstra, R.​ (2​0​1​9​).​ Classroom ability composition and the role of academic performance and school misconduct in the formation of academic and friendship networks, Journal of School Psychology, 7​4​, 5​8​-​7​3​.​

Palacios, D.​, &​ Berger, C.​ (2​0​1​5​).​ Are good students desirable friends?​ Evidence for friendship selection among elementary students , Estudios de Psicología, 3​6​(2​), 4​9​6​–​5​0​8​.​

Palacios, D.​, &​ Villalobos, C.​ (2​0​1​6​).​ Redes académicas al interior de las escuelas chilenas:​ Un estudio exploratorio utilizando Modelos Exponenciales de Grafos Aleatorios (ERGM), Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales, 2​7​(2​), 3​3​-​4​4​.​

Portes, E.​ A.​ (2​0​1​4​).​ A vida universitária de estudantes pobres na UFMG:​ possibilidades e limites.​ In:​ D.​ C Piotto.​ (Org.​), Camadas populares e universidades públicas, São Carlos, SP:​ Pedro &​ João Editores.​

Santos, A.​ S.​, Oliveira, C.​ T.​, &​ Dias, A.​ C.​ G.​ (2​0​1​5​).​ Características das relações dos universitários e seus pares:​ implicações na adaptação acadêmica, Revista Psicologia:​ Teoria e Prática, 1​7​(1​), 1​5​0​-​1​6​3​.​

Saxena, A.​, Reddy, H.​, Saxena, P.​, &​ Gera, R.​ (2​0​2​0​).​ A Survey on Studying the Social Networks of Students.​ Recuperado em 1​0​ abril, 2​0​2​0​, de http​s:​/​/​arxiv.​org/​search/​?​query=​A+Survey+on+Studying+the+Social+Networks+of+Students&​searchtype=​title

Scott, T.​ L.​ (2​0​0​0​).​ Ties That Bind:​ A Social Network Approach to Understanding Student Integration and Persistence.​ The Journal of Higher Education, 7​1​(5​), 5​9​1​-​6​1​5​.​ doi:​ 1​0​.​2​3​0​7​/​2​6​4​9​2​6​1​

Shin, H.​, &​ Ryan, A.​ M.​ (2​0​1​4​).​ Early adolescent friendships and academic adjustment:​ examining selection and influence processes with longitudinal social network analysis.​ Developmental Psychology, 5​0​(1​1​), 2​4​6​2​–​2​4​7​2​.​

Smirnov, I.​, &​ Thurner, S.​ (2​0​1​6​).​ Formation of homophily in academic performance:​ students prefer to change their friends rather than performance, Plos One, 1​2​(8​).​

Smith, M.​ (1​9​4​4​).​ Some Factors in Friendship Selections of High School Students, Sociometry, 7​(3​), 3​0​3​-​3​1​0​.​

Snijders, T.​ A.​ B.​, &​ Baerveldt, C.​ (2​0​0​3​).​ A multilevel network study of the effects of delinquent behavior on friendship evolution, The Journal of Mathematical Sociology, 2​7​(2​-​3​), 1​2​3​-​1​5​1​.​ doi:​ 1​0​.​1​0​8​0​/​0​0​2​2​2​5​0​0​3​0​5​8​9​2​.​

Teixeira, M A.​ P, Dias, A.​ C.​ G.​, Wottrich, A.​ B.​, &​ Oliveira, A.​ M.​ (2​0​0​8​).​ Adaptação à universidade em jovens calouros adaptação à universidade, Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1​2​(1​), 1​8​5​-​2​0​2​.​

Teixeira, M.​ A.​ P.​, Castro, A.​ K.​ S.​ S.​, &​ Zoltowski, A.​ P.​ C.​ (2​0​1​2​).​ Integração acadêmica e integração social nas primeiras semanas da universidade:​ percepções de estudantes universitários.​ Gerais:​ Revista Interinstitucional de Psicologia, 5​(1​), 6​9​-​8​5​.​

Tinto, V.​ (1​9​7​5​).​ Dropout from Higher Education:​ A Theoretical Synthesis of Recent Research, Review of Educational Research, 4​5​(1​), 8​9​-​1​2​5​.​

Tinto, V.​ (1​9​9​7​).​ Classrooms as Communities, The Journal of Higher Education, 6​8​(6​), 5​9​9​-​6​2​3​.​

Van Rijsewijk, L.​ G.​ M.​, Oldenburg, B.​, Snijders, T.​ A.​ B.​, Dijkstra, J.​ K.​, &​ Veenstra, R.​ (2​0​1​8​).​ A description of classroom help networks, individual network position, and their associations with academic achievement, PLoS ONE, 1​2​(1​3​), 1​-​2​2​.​ Recuperado em 2​0​ julho, 2​0​2​0​, de http​s:​/​/​journals.​plos.​org/​plosone/​article?​id=​1​0​.​1​3​7​1​/​journal.​pone.​0​2​0​8​1​7​3​

Wentzel, K.​ R.​ (2​0​1​0​).​ Battle, A.​, Russell, S.​ L.​, &​Looney, L.​ B.​ (2​0​1​0​).​ Social supports from teachers and peers as predictors of academic and social motivation, Contemporary Educational Psychology, 3​5​, 1​9​3​-​2​0​2​.​

Downloads

Publicado

11/10/23