ENSINO REMOTO NA COVID-19
COMPARATIVO ENTRE TÉCNICO E SUPERIOR
Resumo
Este artigo avaliou a modalidade remota de ensino aplicada ao ensino de nível técnico e superior. Para a realização da pesquisa, desenvolveu-se um estudo comparativo de casos de caráter quantitativo, envolvendo os discentes de uma instituição de ensino superior (IES) e uma escola de ensino técnico. Os resultados evidenciaram que mesmo a modalidade remota de ensino tenha surgido como uma proposta emergencial e alternativa face à pandemia da COVID-19, ainda há desafios a serem superados. Quanto à adaptação, nos cursos técnicos o ensino remoto obteve melhor avaliação, comparado ao ensino superior, porém, ambos acreditam que o modelo que prevalecerá pós-pandemia será o presencial, mesmo com adoção de novas ferramentas tecnológicas e metodologias de ensino. Percebe-se, neste sentido, que a dimensão social, por meio do relacionamento e da interação, emerge como demanda e expectativa por parte dos discentes, alertando para um ‘repensar’ das instituições educacionais quanto às suas práticas pedagógicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.