INOVAÇÃO SOCIAL: ESTUDO DAS AÇÕES E VALORES CRIADOS PELOS AFROEMPREENDEDORES
Palavras-chave:
Inovação Social, Empreendedorismo Social, Afroempreendedor, Impacto SocialResumo
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apurou, em 2018, que 56,9% da população brasileira são negros ou pardos e que, embora representem a maior parte da força de trabalho, também representam 2/3 dos desocupados e subutilizados. Portanto, trata-se de uma camada expressiva da população brasileira capaz de injetar bilhões na economia, mas com pouca representatividade no cenário econômico. A partir de então, o afroempreendedorismo se fortalece por meio da inovação social e do empreendedorismo social, como recurso à sobrevivência e inclusão socioeconômica. Nesse contexto, esta pesquisa classificou a inovação social dos afroempreendedores quanto ao tipo, profundidade e cobertura, de acordo com a literatura. A pesquisa confirmou a predominância da inovação social disruptiva, tendo o marketing como forte ferramenta de gestão e como resposta de novos métodos de promoção de vendas e de produtos, com foco na vulnerabilidade social e impacto ambiental.
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