ESTRATÉGIAS FORMAIS E INFORMAIS DE COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO NA PRODUÇÃO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS

Autores

  • Fabricio Ziviani Universidade FUMEC
  • Marta Araújo Tavares Ferreira UFMG
  • Simone Cristina Duflot Escola de Goversno/FJP
  • Josmária Ribeiro Oliveira PCMINAS

Palavras-chave:

Informação, Conhecimento, Compartilhamento da informação e do conhecimento, Pesquisas científicas

Resumo

O estudo propõe uma reflexão sobre o compartilhamento de informação e conhecimento no desenvolvimento de pesquisa científica. Nesse sentido, buscou-se investigar o compartilhamento de informação e conhecimento na equipe responsável pelo desenvolvimento da PED/RMBH e do PIB/MG do CEI/FJP, tendo por objetivo avaliar as estratégias utilizadas para compartilhamento de informação e conhecimento entre os pesquisadores e colaboradores do CEI. Nas reflexões teóricas demonstrou-se que é um desafio ao modelo organizacional atual o compartilhamento de informações e conhecimento. A pesquisa caracteriza-se como descritiva. A estratégia adotada foi o estudo de caso. Participaram da pesquisa 74 colaboradores. Os questionários apresentam duas matrizes com as estratégias formais e informais de compartilhamento de informações e conhecimento. Os resultados da pesquisa destacam que o CEI/FJP privilegia estratégias formalizadas de compartilhamento do conhecimento e de informações, pois os manuais, relatórios e quadro de avisos são práticas constantemente adotadas para disseminar informações. As estratégias de compartilhamento informais poderiam ser mais utilizadas. Os resultados destacam que fatores como o tipo de vínculo dos pesquisadores interfere nos mecanismos de compartilhamento de informação e conhecimento.

Biografia do Autor

Fabricio Ziviani, Universidade FUMEC

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação  João  Pinheiro  (2005) e graduado em Administração.

 

Referências

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora Senac, 2003.

DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação. São Paulo: Futura, 1998.

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DRUCKER, Peter. Administrando em tempos de grandes mudanças. 4 ed. São Paulo: Pioneira, 1996.

DUFLOTH, Simone Cristina. Informações do ambiente externo em organizações do terceiro setor. Tese de Doutorado. Belo Horizonte; ECI/UFMG, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GROTTO, Daniela. O compartilhamento do conhecimento nas organizações. In: ANGELONI, Maria Terezinha (coord). Organizações do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2003.

KROGH, Von G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MATTAR, F.N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. 5ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 1999.

McGEE, T.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

NEVIS, E. C.; DI BELLA, A. J.; GOULD, J. M. Understanding organizations as learning systems. Sloan Management Review, v. 36, n. 2, p. 73-85, 1997.

NISEMBAUM, Hugo. Gestão do conhecimento: enriquecendo o capital humano. In: BOOG, Gustavo; BOOG, Madalena. Manual de gestão de pessoas e equipes. V 2. São Paulo: Editora Gente, 2002.

NONAKA, I. TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Administração estratégica na prática. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

PETRINI, M.; FREITAS, M. T. e POZZEBON, M. Inteligência de negócios ou inteligência competitiva? Noivo Neurótico, Noiva Nervosa. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 30, 2006, Salvador. Anais. Salvador: Anpad, 2006.

SANTIAGO JR, José Renato Sátiro. Gestão do conhecimento: a chave para o sucesso empresarial. São Paulo: Novatec, 2004.

SENGE , Peter M. A quinta disciplina: A arte e a prática da Organização que aprende – 13º ed . São Paulo: Best Seller ,2002.

SILVA, Antônio Braz de Oliveira e. O cluster da construção em Minas Gerais e as práticas de colaboração e de gestão do conhecimento: um estudo das empresas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

STEWART, Thomas A. A riqueza do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

TARAPANOFF, Kira (organizadora). Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília: IBICT. UNESCO, 2006.

TERRA, José Cláudio. Gestão de conhecimento. 2 ed. São Paulo: Negócio Editora, 2001.

TOMAÉL, Maria Inês. Redes de conhecimento: o compartilhamento da informação e do conhecimento em consórcio de exportação do setor moveleiro. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

VASCONCELOS, Maria Celeste Reis Lobo de, FERREIRA, Marta Araújo Tavares. O processo de aprendizagem e a gestão do conhecimento em empresas mineiras de vanguarda. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 26. 2002, Salvador. Anais. Salvador: Anpad, 2002.

Downloads

Publicado

29/12/22