OSSOS DO OFÍCIO: ESTUDO SOBRE PRAZER E SOFRIMENTO NO MERCADO DA MODA
Resumo
Na sociedade atual, nota-se um esteriótipo de beleza feminina que se impõe como um ideal a ser alcançado na busca por aceitação. Nesse cenário, o mercado da moda apresenta um papel de destaque por sustentar esse padrão, prinicpalmente, no tocante a mulheres que trabalham no ramo. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as vivências de prazer e sofrimento no trabalho no mercado da moda por meio das modelos fashion brasileiras. No referencial teórico, a pesquisa baseou-se nos estudos sobre a Psicodinâmica do Trabalho. Na metodologia, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e posteriormente uma análise temática sobre os dados coletados. Verificou-se que, mesmo com a melhora dos padrões impostos pela sociedade e pelo mercado, em diversas vivências no mercado de moda o sofrimento é predominante ao prazer para aqueles sujeitos, o que torna extremamente relevante a busca por incluir este tema em estudos na área da Administração.
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