IDENTIDADE PROFISSIONAL MÉDICA: ESTUDO COM GRADUANDOS E RESIDENTES

Autores

  • Adriane Vieira UFMG
  • Karla Rona da Silva
  • Daniela Cristina Machado Tameirão
  • Simone Costa Nunes

Palavras-chave:

identidade profissional, medicina, residentes médicos, graduandos, adoecimento

Resumo

O processo de construção da identidade para si é resultante da história individual, enquanto o da identidade para o outro ocorre por intermédio das instituições e seus agentes. O objetivo deste artigo é caracterizar a identidade profissional médica na visão de discentes da graduação e da residência. Optou-se pelo método survey transversal. A amostra somou 189 graduandos e 327 médicos residentes. Os dados foram coletados com base na Escala de Autopercepção e Heteropercepção Profissional. A análise estatística envolveu a verificação da linearidade dos dados e a análise descritiva dos itens da escala. As dimensões escolhidas por ambos os grupos como aquelas que melhor identificam a profissão foram: Esforço, Tecnicidade e Dinamismo. A dimensão Reconhecimento identifica a profissão na visão dos graduandos, mas não na dos médicos. A dimensão Realização recebeu médias muito baixas nos dois casos, indicando sofrimento. Conclui-se que a falta de Reconhecimento e de Realização pode gerar sofrimento e adoecimento mental.

Referências

BEIVIDAS, W.​; RAVANELLO, T.​ Identidade e identificação:​ entre semiótica e psicanálise.​ ALFA:​ Revista de Linguística, São Paulo, v.​ 5​0​, n.​ 1​, 2​0​0​9​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​periodicos.​fclar.​unesp.​br/​alfa/​article/​view/​1​3​9​9​.​ Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

BRAVATA, D.​ M.​ et al.​ Prevalence, predictors, and treatment of impostor syndrome:​ a systematic review.​ Journal of General Internal Medicine, v.​ 3​5​, n.​ 4​, p.​ 1​2​5​2​-​1​2​7​5​, 2​0​2​0​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​link.​springer.​com/​article/​1​0​.​1​0​0​7​/​s1​1​6​0​6​-​0​1​9​-​0​5​3​6​4​-​1​.​ Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

CAMPOS, I.​ F.​ S.​ et al.​ Impostor Syndrome and its association with depression and burnout among medical students.​ Revista Brasileira de Educação Médica, v.​ 4​6​, 2​0​2​2​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​www.​scielo.​br/​j/​rbem/​a/​4​XDwkTgTyPCsjTV6​FSQbz3​k/​?​lang=​en.​ Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

CHANG, L.​ Y.​ et al.​ The transition from medical student to resident:​ a qualitative study of new residents’ perspectives.​ Academic Medicine, v.​ 9​5​, n.​ 9​, p.​ 1​4​2​1​-​1​4​2​7​, 2​0​2​0​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​journals.​lww.​com/​academicmedicine/​Fulltext/​2​0​2​0​/​0​9​0​0​0​.​ Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

COBANOGLU, C.​; MOREO, P.​ J.​; WARDE, B.​ A comparison of mail, fax and web-​based survey methods.​ International Journal of Market Research, v.​ 4​3​, n.​ 4​, p.​ 1​-​1​5​, 2​0​0​1​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​journals.​sagepub.​com/​doi/​pdf/​1​0​.​1​1​7​7​/​1​4​7​0​7​8​5​3​0​1​0​4​3​0​0​4​0​1​.​ Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

CRUESS, R.​L.​ et al.​ A schematic representation of the professional identity formation and socialization of medical students and residents:​ a guide for medical educators.​ Medicina Acadêmica, v.​ 9​0​, n.​ 6​, p.​ 7​1​8​-​7​2​5​, 2​0​1​5​.​ http​s:​/​/​journals.​lww.​com/​academicmedicine/​fulltext/​2​0​1​5​/​0​6​0​0​0​/​A.​

Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

CRUESS, S.​ R.​; CRUESS, R.​ L.​; STEINERT, Y.​ Supporting the development of a professional identity:​ general principles.​ Medical Teacher, v.​ 4​1​, n.​ 6​, p.​ 6​4​1​-​6​4​9​, 2​0​1​9​.​

CYBULSKI, C.​ A.​; MANSANI, F.​ P.​ Análise da depressão, dos fatores de risco para sintomas depressivos e do uso de antidepressivos entre acadêmicos do curso de medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa.​ Revista Brasileira de Educação Médica, v.​ 4​1​, p.​ 9​2​-​1​0​1​, 2​0​1​7​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​www.​scielo.​br/​j/​rbem/​a/​qZQbVnkyfT9​pPQP3​qqSPQHw/​?​format=​html&​lang=​pt.​

Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

DÂMASO, J.​ G.​ B.​ et al.​ É muita pressão!​ Percepções sobre o desgaste mental entre estudantes de medicina.​ Revista Brasileira de Orientação Profissional, v.​ 2​0​, n.​ 2​, p.​ 2​9​-​4​1​, 2​0​1​9​.​ Disponível:​ http​:​/​/​pepsic.​bvsalud.​org/​scielo.​php?​script=​sci_​arttext&​pid=​S1​6​7​9​-​3​3​9​0​2​0​1​9​0​0​0​2​0​0​0​0​4​.​ Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

DENG, Li et al.​ Student teachers’ emotions, dilemmas, and professional identity formation amid the teaching practicums.​ The Asia-​Pacific Education Researcher, v.​ 2​7​, p.​ 4​4​1​-​4​5​3​, 2​0​1​8​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​link.​springer.​com/​article/​1​0​.​1​0​0​7​/​s4​0​2​9​9​-​0​1​8​-​0​4​0​4​-​3​.​ Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

DUBAR, C.​ A crise das identidades.​ A interpretação de uma mutação.​ Porto, Portugal:​ Afrontamento, 2​0​0​6​.​

FERNANDES, I.​ F.​ C; ALELUIA, I.​ Percurso do estudante de medicina na formação da identidade profissional desde o curso médio até o meio do curso.​ International Journal of Education and Health, v.​ 4​, n.​ 1​, p.​ 8​-​2​2​, 2​0​2​0​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​www5​.​bahiana.​edu.​br/​index.​php/​educacao/​article/​view/​2​6​4​0​.​ Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

FOROUZADEH, M.​; KIANI, M.​; BAZMI, S.​ Professionalism and its role in the formation of medical professional identity.​ Medical journal of the Islamic Republic of Iran, v.​ 3​2​, v.​ 1​3​0​, p.​ 1​-​4​, 2​0​1​8​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​www.​ncbi.​nlm.​nih.​gov/​pmc/​articles/​PMC6​3​8​7​8​0​5​/​.​ Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

GILBERT, A.​C.​B.​; CARDOSO, M.​H.​C.​A.​; WUILLAUME, S.​ M.​ Médicos residentes e suas relações com/​e no mundo da saúde e da doença:​ um estudo de caso institucional com residentes em obstetrícia/​ginecologia.​ Interface-​Comunicação, Saúde, Educação, v.​ 1​0​, p.​ 1​0​3​-​1​1​6​, 2​0​0​6​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​www.​scielo.​br/​j/​icse/​a/​9​ZjkCn9​TPyTRFZYZPv5​YPjK/​?​lang=​pt&​format=​html.​ Acesso em:​ 2​3​ jun.​ 2​0​2​3​.​

HAIR, J.​ F.​ et al.​ Análise multivariada de dados.​ 6​.​ ed.​ Porto Alegre:​ Bookman, 2​0​0​9​.​

HOUSEKNECHT, V.​ E.​ et al.​ A longitudinal assessment of professional identity, wellness, imposter phenomenon, and calling to medicine among medical students.​ Medical Science Educator, v.​ 2​9​, n.​ 2​, p.​ 4​9​3​-​4​9​7​, 2​0​1​9​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​www.​ncbi.​nlm.​nih.​gov/​pmc/​articles/​PMC8​3​6​8​9​5​3​/​.​ Acesso em:​ 2​3​ jun.​ 2​0​2​3​.​

IKBAAL, M.​ Y.​ et al.​ Prevalence of impostor phenomenon among medical students in a Malaysian private medical school.​ International Journal of Medical Students, v.​ 6​, n.​ 2​, p.​ 6​6​-​7​0​, 2​0​1​8​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​ijms.​info/​IJMS/​article/​view/​1​0​/​2​1​9​.​ Acesso em:​ 2​3​ jun 2​0​2​3​.​

JAISSON, M.​ O estudo de práticas médicas:​ o cenário da sociologia das profissões.​ Saúde e Sociedade, v.​ 2​7​, p.​ 7​0​4​-​7​1​4​, 2​0​1​8​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​www.​scielo.​br/​j/​sausoc/​a/​sy6​HNxCX8​fdvJFsZd3​ttLnG/​?​lang=​pt.​ Acesso em:​ 2​3​ jun 2​0​2​3​.​

MATTHEWS, J.​; BIALOCERKOWSKI, A.​; MOLINEUX, M.​ Professional identity measures for student health professionals–​a systematic review of psychometric properties.​ BMC Medical Education, v.​ 1​9​, n.​ 1​, p.​ 1​-​1​0​, 2​0​1​9​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​bmcmededuc.​biomedcentral.​com/​articles/​1​0​.​1​1​8​6​/​s1​2​9​0​9​-​0​1​9​-​1​6​6​0​-​5​.​ Acesso em:​ 2​3​ jun.​ 2​0​2​3​.​

MATSUI, T.​ et al.​ Professional identity formation of female doctors in Japan–​gap between the married and unmarried.​ BMC Medical Education, v.​ 1​9​, p.​ 1​-​9​, 2​0​1​9​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​link.​springer.​com/​article/​1​0​.​1​1​8​6​/​s1​2​9​0​9​-​0​1​9​-​1​4​7​9​-​0​.​ Acesso em:​ 2​3​ jun 2​0​2​3​.​

MINGOTI, S.​ A.​ Análise de dados através de métodos estatística multivariada:​ uma abordagem aplicada.​ In:​ MINGOTI, S.​ A.​ Análise de dados através de métodos estatística multivariada:​ uma abordagem aplicada.​ Belo Horizonte:​ UFMG, 2​0​0​7​, 2​9​5​p.​

MISCENKO, D.​; DAY, D.​ V.​ Identity and identification at work.​ Organizational Psychology Review, v.​ 6​, n.​ 3​, 2​1​5​-​2​4​7​, 2​0​1​6​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​journals.​sagepub.​com/​doi/​pdf/​1​0​.​1​1​7​7​/​2​0​4​1​3​8​6​6​1​5​5​8​4​0​0​9​.​ Acesso em:​ 2​3​ jun 2​0​2​3​.​

NAUJORKS, Carlos José.​ Teorias da identidade e correspondência identitária.​ Psicologia em Revista, v.​ 2​7​, n.​ 1​, p.​ 2​6​8​-​2​8​7​, 2​0​2​1​.​ Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

RODRIGUES, B.​ B.​ et al.​ Aprendendo com o imprevisível:​ saúde mental dos universitários e educação médica na pandemia de Covid-​1​9​.​ Revista Brasileira de Educação Médica, v.​ 4​4​, s.​1​, e0​1​4​9​, 2​0​2​0​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​www.​scielo.​br/​j/​rbem/​a/​kN9​b4​V5​MJQtvygzTNBWsSZS/​?​lang=​pt.​ Acesso em:​ 2​3​ jul.​ 2​0​2​3​.​

SANTOS, V.​ H.​ dos et al.​ Currículo oculto, educação médica e profissionalismo:​ uma revisão integrativa.​ Interface-​Comunicação, Saúde, Educação, v.​ 2​4​, e1​9​0​5​7​2​, 2​0​2​0​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​www.​scielo.​br/​j/​icse/​a/​hCDK4​YXNhzJxfPX7​FBXj3​Lc/​abstract/​?​lang=​pt.​ Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

SCHEFFER, M.​ et al.​ Demografia médica no Brasil 2​0​2​0​.​ São Paulo:​ FMUSP, CFM, 1​2​5​, 2​0​2​0​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​www.​fm.​usp.​br/​fmusp/​conteudo/​DemografiaMedica2​0​2​0​_​9​DEZ.​pdf.​ Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

SOUZA, E.​ C.​ P.​; ARAUJO, T.​ C.​ C.​ F.​ Percepção sobre formação em residência na área da saúde:​ necessidades, expectativas e desafios.​ Revista da SBPH, v.​ 2​1​, n.​ 1​, p.​ 3​6​-​5​5​, 2​0​1​8​.​ Disponível em:​ http​:​/​/​pepsic.​bvsalud.​org/​scielo.​php?​script=​sci_​arttext&​pid=​S1​5​1​6​-​0​8​5​8​2​0​1​8​0​0​0​1​0​0​0​0​3​.​

Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

TABACHNICK, B.​ G.​; FIDELL, L.​ S.​ Using multivariate statistics.​ 5​th ed.​ Boston:​ Pearson/​Allyn &​ Bacon, 2​0​0​7​.​

VIEIRA, A.​ et al.​ Mulheres nas equipes de enfermagem:​ identificação organizacional e vivências de prazer e sofrimento.​ Revista Latino-​Americana de Enfermagem, v.​ 2​1​, p.​ 1​-​1​0​, 2​0​1​3​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​www.​scielo.​br/​j/​rlae/​a/​SBKFWmVy3​KJtRmnvzDp8​Rhk/​?​format=​html&​lang=​pt.​ Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

VIEIRA, A.​ et al.​ Construção de uma escala de auto e heteropercepção profissional.​ Revista de Administração FACES Journal, v.​1​5​, n.​2​, p.​ 9​-​2​4​, 2​0​1​6​.​ Disponível em:​ http​:​/​/​revista.​fumec.​br/​index.​php/​facesp/​article/​view/​2​8​3​5​.​ Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

VIEIRA, A.​ et al.​ Gender differences and professional identities in health and engineering.​ BAR –​ Brazilian Administration Review, v.​ 1​4​, n.​ 1​, art.​ 4​, e1​6​0​0​8​2​, 2​0​1​7​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​www.​scielo.​br/​j/​bar/​a/​qbFKTNfrDDZZHnRv4​HKqp5​c/​?​format=​html&​lang=​en.​ Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

WASITYASTUTI, W.​ et al.​ Correlation between academic motivation and professional identity in medical students in the Faculty of Medicine of the Universitas Gadjah Mada Indonesia.​ Educación Médica, v.​ 1​9​, n.​ 1​, p.​ 2​3​-​2​9​, 2​0​1​8​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​www.​sciencedirect.​com/​science/​article/​pii/​S1​5​7​5​1​8​1​3​1​7​3​0​0​1​0​4​.​ Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

ZIKIC, J.​; RICHARDSON, J.​ What happens when you can’t be who you are:​ professional identity at the institutional periphery.​ Human Relations, v.​ 6​9​, n.​ 1​, p.​ 1​3​9​-​1​6​8​, 2​0​1​6​.​ Disponível em:​ http​s:​/​/​journals.​sagepub.​com/​doi/​pdf/​1​0​.​1​1​7​7​/​0​0​1​8​7​2​6​7​1​5​5​8​0​8​6​5​.​ Acesso em:​ 2​3​ jul 2​0​2​3​.​

Downloads

Publicado

11/10/23