MINDFULNESS E PROCESSOS DECISÓRIOS

UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA

Autores

  • Melissa Cangussu Vianna CEFET-MG/Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração PPGA-CEFETMG
  • David Chester CEFET-MG
  • Luciane Vieira Wandermurem CEFET-MG
  • Lilian Bambirra de Assis
  • Fabrício Molica de Mendonça CEFET-MG

Palavras-chave:

Mindfulness, Liderança, Bibliometria, Processo Decisório, Meditação

Resumo

O presente artigo teve como objetivo avaliar como o tema mindfulness relacionado ao suporte nas tomadas de decisão tem sido abordado entre os anos de 2012 e 2021 na literatura científica. Foram analisados 467 documentos válidos, resultados de pesquisa na base SCOPUS referente os termos: Mindfulness e Decision-Making. Adotou-se a bibliometria, utilizando das leis de Lotka, Bradford e Zipf. Esta pesquisa foi quantitativa, longitudinal, com finalidade descritiva e explicativa. Na análise, obteve-se resultados que refutaram as leis de Bradford e Lotka, evidenciando que o tema ainda está em estágio inicial na literatura científica, o que também se explica pelo baixo número de publicações sobre o assunto. A lei de Zipf ressalta que esses assuntos podem ser mais explorados. Os estudos sobre o tema estão em crescimento em todo o mundo, com destaque para os Estados Unidos, berço do mindfulness. Os estudos na área de saúde – Medicina, Neurociências e Enfermagem – se destacam, seguidos pelos materiais das áreas de Administração, Gestão e Ciências Sociais.

Biografia do Autor

Melissa Cangussu Vianna, CEFET-MG/Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração PPGA-CEFETMG

Melissa Cangussu Vianna. Engenheira de Produção Civil pelo CEFET-MG (2018), Especialista em Finanças (IBMEC) e Mestranda do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) do CEFET-MG.

David Chester, CEFET-MG

David Chester Carvalho Barros. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) do CEFET-MG. 

Luciane Vieira Wandermurem, CEFET-MG

Luciane Vieira Wandermurem. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) do CEFET-MG. 

Lilian Bambirra de Assis

Lilian Bambirra de Assis. Doutorado em Administração pela UFMG (2012). Professora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) do CEFET-MG e chefe do departamento de Ciências Sociais Aplicadas. 

Fabrício Molica de Mendonça, CEFET-MG

Fabrício Molica de Mendonça. Doutorado em Engenharia de Produção pela UFRJ (2008).  Colaborador e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor do programa de Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Coordenador e professor do programa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação e professor Associado II da Universidade Federal de São João Del-Rei. 

Referências

ARAÚJO, Carlos AA. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em questão, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006.

ARAÚJO, Uajará Pessoa et al. Trajetória e estado corrente da sociometria brasileira. Redes: Revista hispana para el análisis de redes sociales, v. 28, n. 2, p. 0097-128, 2017.

BEUREN, Ilse Maria; SOUZA, José Carlos de. Em busca de um delineamento de proposta para classificação dos periódicos internacionais de contabilidade para o Qualis CAPES. Revista Contabilidade & Finanças, v. 19, p. 44-58, 2008.

BEVERAGE, Stephanie et al. Mindful leadership defined and explained. In: Advances in Librarianship. Emerald Group Publishing Limited, 2014. p. 21-35.

BROOKES, B. C. “ Sources of information on specific subjects” by SC Bradford. Journal of Information Science, v. 10, n. 4, p. 173-175, 1985.

BROWN, Stephen L.; SALMON, Peter. Reconciling the theory and reality of shared decision‐making: A “matching” approach to practitioner leadership. Health Expectations, v. 22, n. 3, p. 275-283, 2019.

CHEN, Ye-Sho; LEIMKUHLER, Ferdinand F. Analysis of Zipf’s law: An index approach. Information processing & management, v. 23, n. 3, p. 171-182, 1987.

CRESWELL, J. David et al. Mindfulness training and physical health: mechanisms and outcomes. Psychosomatic medicine, v. 81, n. 3, p. 224, 2019.

DAY, David V. Leadership development:: A review in context. The leadership quarterly, v. 11, n. 4, p. 581-613, 2000.

DE MELLO, Marta Inês Caldart; DE ALMEIDA CUNHA, Cristiano J. Castro. MINDFULNESS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL. In: Anais do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação–ciki. 2017.

DIENER, Ed; SCOLLON, Christie Napa; LUCAS, Richard E. The evolving concept of subjective well-being: the multifaceted nature of happiness. 2009.

FLORENCE, P. Sargant. Human Behaviour and the Principle of Least Effort. 1950.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende. RAE-eletrônica: exploração do acervo à luz da bibliometria, geoanálise e redes sociais. Revista de Administração de Empresas, v. 51, p. 280-306, 2011.

GÜNTHER, Helen Fischer et al. Mindful Leadership: Origem e Concepção. Santa Catarina, 2014.

HUNTER, Jeremy; CHASKALSON, Michael. Making the mindful leader. The Wiley-Blackwell handbook of the psychology of leadership, change, and organizational development, p. 195-220, 2013.

KABAT-ZINN, Jon. Mindfulness-based interventions in context: past, present, and future. 2003.

KOTZÉ, Martina; NEL, Petrus. The psychometric properties of the Mindful Attention Awareness Scale (MAAS) and Freiburg Mindfulness Inventory (FMI) as measures of mindfulness and their relationship with burnout and work engagement. SA Journal of Industrial Psychology, v. 42, n. 1, p. 1-11, 2016.

LOTKA, Alfred J. The frequency distribution of scientific productivity. Journal of the Washington academy of sciences, v. 16, n. 12, p. 317-323, 1926.

MIRVIS, Philip H. Flow: the psychology of optimal experience. 1991.

PRICE, D. J. S. (1976). O desenvolvimento da ciência.

QUONIAM, Luc et al. Inteligência obtida pela aplicação de data mining em base de teses francesas sobre o Brasil. Ciência da informação, v. 30, p. 20-28, 2001.

RIBEIRO, Henrique César Melo. Bibliometrics: Fifteen Years of Analysis of Academic Production in Brazilian Journals. Biblios: Journal of Librarianship and Information Science; Núm. 69 (2017); 1-20, v. 24, n. 2, p. 20-1, 2017.

RIBEIRO, Henrique César Melo. Redes sociais: uma metanálise nos periódicos da área de administração no Brasil. Gestão & Regionalidade, v. 30, n. 88, 2014.

SILVA, Cleide Aparecida da; FERREIRA, Maria Cristina. Dimensões e indicadores da qualidade de vida e do bem-estar no trabalho. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 29, p. 331-339, 2013.

SILVA, Rhoger Fellipe Marinho da et al. Finanças Comportamentais: um estudo comparativo utilizando a teoria dos prospectos com os alunos de graduação do curso de ciências contábeis. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 11, p. 383-403, 2009.

SIMON, Herbert A. A behavioral model of rational choice. Models of man, social and rational: Mathematical essays on rational human behavior in a social setting, p. 241-260, 1957.

TEIXEIRA, Gracimary Alves et al. Análise do conceito síndrome congênita pelo Zika vírus. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 567-574, 2020.

TESTA, James. A base de dados ISI e seu processo de seleção de revistas. Ciência da informação, v. 27, p. nd-nd, 1998.

URBIZAGASTEGUI, Ruben. Crescimento da literatura e dos autores sobre a Lei de Lotka. Ciência da Informação, v. 38, p. 111-129, 2009.

URBIZAGASTEGUI, Ruben. La bibliometría, informetría, cienciometría y otras “metrías” en el Brasil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 21, n. 47, p. 51-66, 2016.

VANTI, Nadia Aurora Peres. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da informação, v. 31, p. 369-379, 2002.

WEICK, Karl E.; SUTCLIFFE, Kathleen M.; OBSTFELD, David. Organizing and the process of sensemaking. Organization science, v. 16, n. 4, p. 409-421, 2005.

WELLS, Caryn M. Conceptualizing mindful leadership in schools: how the practice of mindfulness informs the practice of leading. Education Leadership Review of Doctoral Research, v. 2, n. 1, p. 1-23, 2015.

WILBERT, Julieta Kaoru W. et al. MINDFULNESS E LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES: UM TEMA EMERGENTE. In: Anais do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação–ciki. 2019.

WILES, Kaelyn. Mindfulness meditation as “good medicine”: a new epistemological pluralism in health care. Social Theory & Health, p. 1-19, 2022.

ZIPF, George Kingsley. Human behavior and the principle of least effort: An introduction to human ecology. Ravenio Books, 2016.

Downloads

Publicado

03/07/23