ORIGENS E EVOLUÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DE QUATRO SIDERÚRGICAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2007V6N3ART101Palavras-chave:
responsabilidade social, siderurgia, estratégiaResumo
Este artigo propõe uma perspectiva metodológica histórica para desvendar as origens e evolução da responsabilidade social corporativa em siderúrgicas brasileiras. O estudo revela três diferentes fases no exercício das ações sociais do setor siderúrgico, caracterizadas pelas alternâncias nos significados e interesses estratégicos das corporações no tempo: um período paternalista demarcado pelo esforço de fixação da mão-de-obra no entorno industrial, uma fase assistencialista focada na ação filantrópica da direção corporativa e uma terceira etapa, denominada profissional, que comporta a oficialização da estrutura de gestão de projetos sociais. A pesquisa confirma a importância do método paradigmático histórico no entendimento da influência da atividade industrial na formação das comunidades, um dos pilares do pensamento de Guerreiro Ramos (1981) para entender a consolidação das sociedades civis.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.