AFINAL, COMO SE FORMAM AS ESTRATÉGIAS?

Autores

  • Maurício Fernandes Pereira Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Fabiana Agapito Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2007V6N3ART102

Palavras-chave:

Estratégia, Coalizão Dominante, Terceiro setor, Formulação estratégic

Resumo

Tem havido recentemente um grande interesse por parte dos autores em entender como se desenvolve a prática da estratégia organizacional. Partindo desta tendência, o presente trabalho descreve como ocorre o processo de formação estratégica em uma organização pertencente ao terceiro setor – o SESC/SC (Serviço Social do Comércio em Santa Catarina). A criação da estratégia na organização em estudo é analisada tomando-se como base os referenciais propostos por Whittington (2002), analisando duas dimensões principais: os resultados pretendidos com as estratégias e os processos pelos quais ela acontece. Com base nos dados coletados observou-se que, na prática da organização pesquisada, as razões que levam ao estabelecimento da estratégia não estão unicamente voltadas aos aspectos econômicos. Quanto à formação das estratégias, no caso estudado, predominou a formação da estratégia da visão clássica de Whittington (2002), por meio da utilização do planejamento estratégico.

Biografia do Autor

Maurício Fernandes Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Fabiana Agapito, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

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Publicado

31/12/07