CULTURA E ATITUDE EMPREENDEDORA: UM ESTUDO EM EMPRESAS NO DISTRITO FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2007V6N3ART105Palavras-chave:
cultura, empreendedorismo, empreendedor, atitude empreendedora, individualismo, coletivismo e verticalismo, horizontalismoResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre cultura - dimensões individualismo / coletivismo e verticalismo / horizontalismo - e atitude empreendedora - dimensões realização, planejamento, poder e inovação. Conceitos como de empreendedorismo, empreendedor e atitude empreendedora são discutidos. Questionário contendo 36 itens foi respondido, em 2005, por 450 indivíduos, de 33 empresas brasileiras, de pequeno, médio e grande porte, no Distrito Federal. Foram realizadas análises descritivas e exploratórias, bem como, regressões padrão, para as quatro dimensões da atitude empreendedora e hierárquicas, para verificar efeitos de mediação da relação entre cultura e atitude empreendedora e os efeitos da moderação nessa relação. Os resultados indicam que manifestações da cultura predizem atitude empreendedora, podendo-se concluir que essa atitude está vinculada diretamente às dimensões: cultural, psicológica, e tecnológica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.