ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO MERCADO DE ROUPAS E ACESSÓRIOS DE LUXO
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2008V7N1ART112Palavras-chave:
Estratégias de marketing, Produtos de luxo, Composto de marketing, Marcas de luxo, Serviços complementaresResumo
Este artigo trata das estratégias de marketing utilizadas pelas marcas internacionais do segmento de roupas e acessórios de luxo atuantes no mercado brasileiro. Baseia-se em estudo exploratório apoiado por entrevistas em profundidade com sete executivos ligados às marcas Armani, Burberry, Diesel, Dior, Louis Vuitton, Versace e Zegna, com um roteiro semiestruturado. Os dados foram tratados e analisados com base na análise de conteúdo. As revelações mais significativas foram: as marcas trabalham com quatro coleções anuais, as quais são comercializadas em estações opostas àquelas do hemisfério norte; o parcelamento das compras é prática relevante entre elas, considerado um fato cultural e tido como uma vantagem em relação às lojas em outros países; as peças de marketing são mundiais, geradas pela matriz; todas as marcas estão focadas na reputação e exclusividade da marca; todas as lojas oferecem serviços adicionais gratuitos, chegando a montar um showroom da marca na casa de clientes muito especiais.Downloads
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
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