A INFLUÊNCIA DA ORDEM DAS QUESTÕES NOS RESULTADOS DE PESQUISAS SURVEYS

Autores

  • Celso Augusto de Matos Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Guilherme Trez Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N1ART1136

Palavras-chave:

Efeito ordem. Questionários. Survey. Viés.

Resumo

A pesquisa survey é frequentemente utilizada nas pesquisas em Administração, sendo geralmente conduzida por meio de questionários autopreenchidos. Porém, alguns viéses podem prejudicar a qualidade dos resultados e da interpretação. O objetivo deste artigo foi avaliar os efeitos de ordem dos itens de um questionário nos resultados de uma survey. Para tanto, um questionário em quatro diferentes versões foi testado em uma amostra de 216 usuários de telefone celular. Os dados foram analisados por meio de testes de correlação, diferença de médias, análise fatorial e regressão múltipla. Os resultados mostraram não haver infl uência de ordem quando o respondente escolhia um subconjunto de itens dentre o conjunto total. Porém, o efeito ordem se mostrou signifi cativo tanto na relação dos itens entre si quanto deles com um item geral, posicionado no fi nal da escala. Por fi m, esses resultados mostram a importância de se considerar um possível efeito ordem ao se planejar pesquisas surveys.

Biografia do Autor

Celso Augusto de Matos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor em Administração pela UFRGS

Guilherme Trez, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor em Administração pela UFRGS

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