OS MÉTODOS DE PROSPECÇÃO DE CENÁRIOS E SUA APLICAÇAO NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NO PERÍODO 1998-2008.
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2008V7N2ART117Palavras-chave:
Cenários, Metodologias de prospecção, EstratégiasResumo
O estudo de cenários tem-se mostrado cada vez mais relevante na formulação estratégica das organizações, e ela requer conhecimento na aplicação de metodologias, que sustentem teoricamente a prospecção e escolha dos futuros possíveis, bem como na definição das estratégias a serem adotadas. O artigo apresenta as principais metodologias de prospecção de cenários, desenvolvidas por Godet (1993), General Electric (1979), Schwartz (2003), Porter (1992) e Marcial e Grumbach (2002). Discute as principais etapas propostas pelos autores para a prospecção de cenários e, a partir das metodologias, apresenta a experiência de uma organização que formulou, em 1998, os cenários que enfrentaria até 2008. Estão descritas as etapas desenvolvidas pela organização, desde a sensibilização organizacional, e os cenários utópico, realista e de crise previstos. Também estão apresentadas as ações previstas no período 1998-2008, onde se destaca a análise referente à China, vista em um cenário como concorrente e, em outro, como caminho para a expansão. Por fim, está a situação atual da organização, em que a prospecção de cenários desempenhou papel relevante na formulação e implementação estratégica, com destaque para a atuação consolidada no mercado interno e consistente no mercado internacional.Downloads
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