BANKING INDUSTRY: CONSTRUCTING PROSPECTIVE SCENES AND IDENTIFYING STRATEGIES
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2008V7N3ART122Palavras-chave:
Indústria Bancária Brasileira, Estratégias, Cenários Prospectivos, Análise de AgrupamentoResumo
O objetivo da pesquisa é identificar quais as estratégias são mais comumente utilizadas pelos bancos em cenários prospectivos no período de 2008 a 2012 na indústria bancária brasileira. Para a formação dos cenários, além da literatura, obteve-se contribuição de 20 especialistas. Participaram da pesquisa de campo 154 bancos múltiplos e comerciais no Brasil, com aplicação da técnica de análise de cluster. Como resultado, de doze estratégias consideradas, oito têm se apresentado como mais utilizadas em cada um dos cenários, sendo sete idênticas utilizadas nos dois cenários apresentados. As estratégias mudanças na captação de recursos, priorização na captação de recursos de longo prazo, a emissão de papéis em mercados externos, e aumento da captação em mercados externos foram apontados em um cenário A, enquanto as estratégias de fusão e aquisição foram consideradas em um cenário B.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.