A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA CARACTERIZAÇÃO DE AGLOMERADOS PRODUTIVOS
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N4ART1544Palavras-chave:
Responsabilidade Social Corporativa. Aglomerados produtivos. APLs. Instituto Ethos. Interações Verticais.Resumo
Este artigo analisa o papel social corporativo de empresas catarinenses, por meio da identificação de percepções de como estas se utilizam da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) como um instrumento de integração vertical com seus fornecedores. Para tanto, discorre-se sobre o entendimento de RSC e aglomerados produtivos como estratégias de convergência para a formação de uma cultura orientada ao desenvolvimento sócio econômico. O suporte metodológico de análise dos dados é de caráter exploratório, caracterizando um estudo de natureza qualitativa, com resultados obtidos por meio da determinação de indicadores de interação relacionados à RSC, propostos segundo o Instituto Ethos e Sebrae no Brasil (2009). Preliminarmente, observa-se que os conceitos de cadeia produtiva e cadeia de suprimentos são pré-condições para o alcance de estágios de desenvolvimento econômico compartilhado, representados pela formação de Arranjos Produtivos Locais (APLs). Os resultados da pesquisa de campo sugerem que inexista uma orientação de formação de aglomerados produtivos mais complexos em empresas pequeno, médio e grande portes analisadas, dado o incipiente conjunto de interações verticais verificadas entre estas e seus fornecedores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.