USO DA INTERNET: DIFERENÇAS ENTRE CLASSE MÉDIA E ALTA
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N2ART1593Palavras-chave:
Internet, Classe Média, Classe Alta, Consumidor, Geração DigitalResumo
Este estudo busca propor e testar um modelo que explique o uso da internet pelos jovens e identificar possíveis diferenças neste uso entre jovens de classe média e alta. A motivação para a pesquisa partiu da observação dos novos hábitos de consumo originados do uso da internet por estes jovens, que consideram a tecnologia indispensável em suas vidas. Baseado na literatura, o modelo final envolveu os seguintes fatores: Barreiras Percebidas ao Acesso, Comunicação, Interatividade e Uso da Internet. As hipóteses de pesquisa foram testadas por meio de uma survey com 394 jovens, com a amostra sendo divida em dois grupos: jovens de classe média e jovens de classe alta. Os dados foram analisados por modelagem de equações estruturais multigrupo. Os resultados sugerem diferenças na utilização de internet entre jovens de classe média e alta, com somente a classe média sendo influenciada significativamente pela Interatividade e Comunicação percebidas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.