MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2009V8N4ART168Resumo
O objetivo deste artigo é resgatar elementos para subsidiar uma reflexão crítica sobre o modelo de desenvolvimento econômico prevalente na sociedade e as relações com o meio ambiente, sob a ameaça que ronda o destino da espécie humana, conforme afirmação de Lovelock (2006, p. 20) sobre o conceito de desenvolvimento sustentável: “uma ideia adorável se a tivéssemos aplicado 200 anos atrás, quando havia um bilhão de pessoas no mundo. Agora é tarde demais. Não há mais espaço para nenhum tipo de desenvolvimento. A humanidade tem que regredir”. Este artigo apresenta a evolução do conceito de desenvolvimento econômico sob a ótica da sustentabilidade, e interliga temas como: o ambientalismo, aglutinador de distintos pensamentos sobre as relações entre a sociedade e a natureza; o movimento ambiental, a fundamentar a disseminação do conceito de desenvolvimento sustentável, e a gestão ambiental, abordada como prática orientada pelo conceito de desenvolvimento sustentável.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.