GESTÃO ESTRATÉGICA HOSPITALAR: APLICAÇÃO DE CUSTOS NA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2009V8N4ART169Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo a construção de uma base de conhecimento a partir da aplicação do Activity-Based Costing (ABC) como ferramenta de implementação de estratégia em uma organização hospitalar. Especificamente, foi estudado o desenho e custeamento dos processos para dar sustentação, num segundo momento, à acreditação hospitalar (ONA) e à "competitividade" por custos proposto no Mapa Estratégico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), para o caso do bloco cirúrgico do Hospital Maria Amélia Lins (HMAL) da FHEMIG. Dentre as conclusões, destacam-se: o custeio ABC apresenta informações muito mais específicas e exatas do que o atual sistema de custeio por absorção aplicado no Hospital, e, o custeio ABC permite identificar problemas que ocorrem em toda a estrutura de gestão, uma vez que, envolve todo o desenho de processos críticos internos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.