Gestão do conhecimento de marketing: uma pesquisa empírica no setor industrial
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2003V2N1ART17Palavras-chave:
marketing, novos produtos, gestão do conhecimento, vantagem competitivaResumo
Em um ambiente de alta competitividade, a importância do sucesso de novos produtos, bem como a representatividade de seu impacto na receita das empresas, é fato relevante. Por outro lado, o conhecimento e sua gestão são elementos novos e desafiadores para os dirigentes e pesquisadores. Os trabalhos empíricos de Li e Calantone (1998) e Narver e Slater (1990) salientam a importância da orientação ao mercado e dos processos de gestão do conhecimento de marketing para as organizações, constatando importantes contribuições para o sucesso no mercado de novos produtos e empresas. Com o objetivo de examinar empiricamente as relações entre os processos de gestão do conhecimento de marketing, inovação e o desempenho de novos produtos no mercado, realizou-se um survey com 427 respondentes, aplicando-se técnicas de equações estrututurais. Verifica-se a supremacia dos processos de gestão de conhecimento de concorrentes sobre os demais construtos nas indústrias pesquisadas, bem como identificam-se importantes antecedentes da inovação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.