AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE UNIDADES DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA POR MEIO DA DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA)
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2014V13N4ART1861Resumo
Neste artigo, analisa-se a eficiência com que as unidades responsáveis pelo processo de inteligência competitiva das empresas de estanho utilizam seus recursos humanos, tecnológicos e informacionais disponíveis para a geração e disseminação dos produtos de inteligência demandados pelos tomadores de decisões estratégicas. Para tanto, utilizou-se a técnica matemática não-paramétrica conhecida como Análise Envoltória de Dados em uma amostra composta por 9 dessas empresas instaladas nas proximidades da cidade de São João Del Rei em Minas Gerais. Os resultados revelaram que as diferenças encontradas nos escores de eficiência decorrem principalmente dos perfis dos profissionais diretamente envolvidos com os respectivos processos e que as empresas mais eficientes monitoram com maior frequência os seus concorrentes e possuem as maiores taxas de crescimento em seus desempenhos financeiros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.